Dia de São Patrício: Você acredita em sorte?
Sorte é um fenômeno que milhões de pessoas em todo o mundo experimentam – ou não? Aqueles de nós que acreditam nisso esperam encontrar mais boa sorte do que má sorte, seja através do folclore sobrenatural ou de velhas frases de sorte. De comprando amuletos da sorte (em forma de bugiganga e cereal), expressando expressões relacionadas à sorte , ou mesmo participando de superstições de sorte , as oportunidades são infinitas.
Superstições da sorte não são novos para Brasil ou o Estados Unidos , já que muitos brasileiros e americanos participaram de uma ou duas superstições ao longo de suas vidas. Quem nunca cruzou os dedos esperando o melhor resultado possível? Ou desejou uma estrela cadente quando essa rara oportunidade se apresentou? Ou até mesmo bater na madeira como um mecanismo anti-azaração? Às vezes, as apostas são muito altas para arriscar não tentando uma superstição de sorte, apenas no caso de haver alguma verdade por trás disso.
Antes de Dia de São Patrício , um feriado sinônimo de sorte, entrevistamos 2.000 brasileiros e 2.000 americanos para ver se eles se consideram sortudos – e em que tipo de superstições eles acreditam ou praticam. Aqui está o que encontramos.
Você acredita em sorte?
Para nosso estudo, perguntamos a 2.000 brasileiros e 2.000 americanos a seguinte pergunta: “Você acredita em sorte?” Como esperado, a maioria dos brasileiros e americanos são crentes.
No Brasil, 64% das pessoas acredite na sorte. Acontece que os residentes de Brasil acreditam na sorte mais do que em qualquer outra província ou território (72%) . A Colúmbia Britânica chega em um fechar segundo (71%) e Alberta termina em terceiro (69%) . A província que menos acredita na sorte é Manitoba (51%) . No entanto, pelo menos metade de todos os residentes em cada província ou território acredita na sorte.
Do outro lado da fronteira, quase três quartos da americanos (71%) acreditam na sorte – uma taxa cerca de 11% maior do que seus vizinhos do norte. O estado dos EUA que mais acredita na sorte é o estado do texugo, Wisconsin (77%) . Empatados em segundo lugar com 76% estão Kansas e Indiana, enquanto a Pensilvânia ficou em terceiro próximo (75%) . O estado que menos acredita na sorte é Dakota do Sul, onde apenas 38% dos residentes acredite na sorte. Em um substancial 20% dos estados dos EUA , menos da metade dos moradores dizem acreditar na sorte.
No geral, a maioria das pessoas em ambos os países acredita na sorte; o que significa que há uma grande probabilidade de que eles também confiem ou até participem de superstições relacionadas à sorte.
Supersticioso? Ou apenas um pouco sticious?
Boas notícias! Um imenso a maioria dos brasileiros e americanos se consideram pessoas de sorte. Na verdade, um enorme 88% dos brasileiros e ainda maior 91% dos americanos dizem que têm boa sorte.
“Dedos cruzados!” “Faça um desejo!” “Bata na madeira!” Você já ouviu essas frases comuns de sorte antes e provavelmente experimentou algumas dessas superstições também na esperança de ganhar um pouco de boa sorte. Para saber ainda mais, nossos entrevistados foram questionados sobre superstições para descobrir quais são as mais populares em cada país.
Ter um número da sorte no Brasil é a superstição mais comum entre os moradores. Quer o seu número da sorte seja 7 ou qualquer outro, você estará em boa companhia com 51% dos brasileiros. O segundo mais superstição comum no Brasil é sorte de iniciante (46%) – que alguns acreditam ser um fenômeno comum ao experimentar um novo jogo ou esporte pela primeira vez. A seguir, 45% gostam de fazer um desejo ao jogar uma moeda em uma fonte, uma superstição habitual cujas origens podem ser encontradas em Roma. Bater na madeira para evitar qualquer chance de azar é comum para 40% dos brasileiros, enquanto 36% acreditam que a boa sorte pode vir de encontrar um trevo de quatro folhas da sorte.
Os americanos, por outro lado, têm um conjunto ligeiramente diferente de superstições favoritas da sorte. O mais popular deles é cruzar os dedos (53%). americanos também adora desejo a uma estrela cadente (49%) – uma prática concedida a muitos em tenra idade. Colheita ganhar um centavo, uma das superstições mais antigas, ainda é popular entre 46% dos americanos. Cada centavo conta, certo? Sorte de iniciante (43%) e bater na madeira (42%) , são compartilhadas como superstições sortudas favoritas entre brasileiros e americanos parecido.
Melhor prevenir do que remediar!
Como o Brasil e os Estados Unidos abrigam várias ligas, times e torcedores esportivos, queríamos ver se brasileiros e americanos praticam alguma superstição relacionada a esportes na esperança de que seu(s) time(s) favorito(s) tenha(m) mais chances de vencer . Surpreendentemente, apenas 21% dos entrevistados acreditam em superstições esportivas.
Fora do 21% dos entrevistados que acreditam em superstições relacionadas a esportes, 41% deles gostam de usar uma peça de roupa da sorte enquanto assistem ao seu time favorito. E 33% gostam de praticar a mesma rotina no dia do jogo. Um esperançoso 20% certifique-se de assistir aos jogos de seus times de um determinado local, seja em seu bar favorito ou mesmo em uma seção específica do estádio. Apenas 12% acreditam em comer sempre a mesma comida, enquanto 9% simplesmente preferem assistir ao jogo com um grupo de pessoas regular, talvez sortudo.
Metodologia
Em Março de 2023 , pesquisamos 2.000 brasileiros e 2.000 americanos para aprender sobre suas crenças sobre sorte e superstição. Os entrevistados foram 52% feminino , 47% masculino , e 1% preferiu se identificar. A idade média dos entrevistados foi de 36 anos.
Uso justo
Sinta-se à vontade para compartilhar esta pesquisa com quem quiser. Se você publicar ou indicar este conteúdo em seu site, inclua um link para esta página.