Histórias de proibição de futebol: 67 casos de respeito a decepção
O mundo do belo esporte não é estranho à controvérsia. E muitas lendas e estrelas do futebol acabaram atrás das grades.
Nossos colaboradores pesquisaram a maioria dos casos de destaque que o mundo do futebol teve, no passado e no presente.
Você descobrirá os criminosos mais mesquinhos, bem como os piores assassinos e abusadores que existem.
Alguns nem cumpriram a pena, então considere reconhecer seus nomes como a menor punição.
-
No bolso do jogador: roubo e pequenos delitos
-
Corrida simulada: dirigir embriagado
-
No papel: crimes relacionados à evasão fiscal e jogos de azar
-
Reprovação no Teste: Crimes Envolvendo Drogas e Substâncias
-
Cartão Amarelo: Briga, Agressão e Bateria
-
Cartão Vermelho: Assassinato e Homicídio Involuntário
-
A pior falta: estupro e má conduta sexual
-
Tempo limite
No bolso do jogador: roubo e pequenos delitos
Começamos com o mais mesquinho e menor de crimes. Seja roubo de assento de vaso sanitário, roubo de meia-calça, incêndio criminoso em uma villa de um milhão de euros ou até mesmo um roubo de alto nível, você descobrirá as histórias completas por trás dos crimes sem vítimas dos jogadores de futebol:
O Pedestal de Pequenos Crimes | Os vencedores | O Crime | Sua Sentença |
---|---|---|---|
Crime mais caro |
Breno Rodrigues |
Incêndio agravado em propriedade de 1,5 milhões de euros |
3 anos e 9 meses, extradição |
Crime mais barato |
David de Gea |
Roubando um donut de £ 1,19 |
Nenhum |
Mais tempo servido |
César Rodrigues |
roubo de R$ 100.000 |
anos e 4 meses |
1. Jamie Lawrence e o roubo que o transformou em um profissional
O jogador de futebol jamaicano nascido na Inglaterra, Jamie Lawrence, foi um ala direito prolífico para muitos times da Inglaterra.
Em seu auge
Embora durante seu tempo, Bradford City FC tenha sido onde ocorreram mais partidas e gols marcados, Jamie Lawrence se profissionalizou pela primeira vez no Sunderland, onde causou uma boa impressão. Essa mudança abriu caminho para jogar por vários clubes e até mesmo aparecer como reserva no replay da final da Football League de 1997 enquanto estava no Leicester.
Mais notavelmente, ele somou 24 partidas pela Jamaica ao marcar um gol entre 2000 e 2004 e até apareceu em 11 partidas de qualificação para a Copa do Mundo da FIFA.
Seus pontos baixos
Apesar de ter começado a jogar futebol aos três anos e estar continuamente envolvido com times locais, a educação dura de Jamie o levou a algumas prisões.
A primeira veio justamente quando seus pais estavam partindo para a Jamaica. A polícia pegou Jamie e um amigo dirigindo um carro roubado.
Aos dezenove anos, ele foi mais uma vez enviado ao Instituto de Jovens Infratores de Eltham por roubo, agressão e uma série de roubos. A história continuou piorando, como pouco antes de seu 21 aniversário, ele mais uma vez se envolveu em um assalto com um amigo.
O mais assustador é que seu amigo se tornou inimigo no julgamento quando fez um acordo com a polícia para compartilhar evidências e falar contra Jamie. Ele pegou quatro anos por roubo com violência e foi enviado para a Ilha de Man.
O lado positivo
Em 1993, ele jogou no time da prisão e marcou dois gols contra o Cowes Sports, um time semiprofissional. O gerente ficou tão impressionado com o prisioneiro que procurou o governador da prisão com um pedido para inscrever Jamie na equipe. Isso o transformou em uma celebridade local. Ele foi libertado após 26 meses na prisão e, em apenas noventa dias, Jamie Lawrence foi a Sunderland para um julgamento. O resto acabou sendo história do futebol.
Curiosidade: a música de aquecimento para sua primeira aparição em Middlesbrough foi “Jailhouse Rock”. Jamie Lawrence achei engraçado.
2. Andy Linighan – Calmo em campo, beligerante fora
Andy é um zagueiro famoso que atuou entre 1980 e 2000. Enquanto jogava na Football League, pelo Hartlepool United, Leeds United e muitos outros, seu primeiro avanço na Primeira Divisão aconteceu em 1988.
O Oldham Athletic vendeu Linighan, então com 25 anos, para a agora Premier League Norwich City , onde se tornou notável por suas atuações defensivas calmas.
Em seu auge
Em sua primeira temporada, Andy Linighan jogou como reserva de Tony Adams, outro representante da nossa lista, e de Steve Bould. Foi também quando seu então atual time, o Arsenal, venceu a Primeira Divisão. As dez participações no campeonato garantiram a medalha de vencedor para ele.
O final da temporada 1992-1993 também trouxe seu momento de pico. O Arsenal venceu o Sheffield e os espectadores puderam ver Linighan erguer a Copa da Liga em comemoração.
Seus pontos baixos
Embora calmo como uma brisa no campo e digno de respeito por suas atuações, Andy, como muitos outros, teve seus desentendimentos com a lei. Podemos contar um caso menor de embriaguez ao volante, mas esse não é o ponto mais vergonhoso para o jogador.
Em 1993, ele se desculpou publicamente por suas calúnias anti-semitas dirigidas a Harold Levy, um motorista de táxi judeu. Ele também se recusou a pagar a tarifa de £ 63.
3. David Hillier & The Scandinavian Case Affair
O jogador profissional de meio-campo, David Hillier, teve um total de 260 partidas e sete gols durante sua passagem pelo Barnet, Bristol Rovers, Portsmouth e, principalmente, pelo Arsenal.
Em seu auge
Ele estreou na Copa da Liga no empate contra o Chester City no dia 25
de setembro de 1990. Ele fez 16 partidas no meio-campo naquela mesma temporada, e o Arsenal conquistou o título da Primeira Divisão com apenas uma derrota.
Tornou-se conhecido por sua combatividade, força e extenso ritmo de trabalho.
Seu ponto baixo
1995. Aeroporto de Gatwick. Hillier estava voltando de férias junto com Wayne Burnett, do Bolton Wanderers. Os dois jogadores avistaram uma caixa aparentemente abandonada em um ponto de ônibus.
Por alguma razão desconhecida, eles decidiram confiscá-lo. Sem que eles soubessem, o proprietário, um empresário dinamarquês, pretendia voltar para buscá-lo assim que recuperasse o carro. Mais agravante foi que o caso continha roupas e equipamentos de informática no valor de £ 3.000.
Hillier admitiu a culpa, recebeu uma multa de £ 750 e teve que pagar £ 970 no total.
4. Wayne Burnett, The Scandinavian Stealing Case Aid
Burnett foi o outro orquestrador do assalto ao aeroporto de Gatwick. Antes de ser conhecido por este ato repreensível, senão ridículo, de roubo, ele fez seu nome jogando com times da Football League, como Leyton Orient, Bolton Wanderers, Peterborough United e pela Premier League Blackburn Rovers, brevemente.
seu minuto da Fama
Wayne Burnett marcou o gol de ouro na final do Troféu da Liga de Futebol de 1998.
Seu Momento de Vergonha
Não está claro quanto Burnett contribuiu para o incidente do Aeroporto de Gatwick. O que fica claro é que o jogador estava lá e, pelo menos em uma posição de colaboração, participou do roubo da caixa escandinava de £ 3.000.
5. A Triste História de Paul Vaessen
O lamentado Paul Vaessen era um atacante inglês. Ele atuou no Arsenal, de 1978 a 1982, atuando 32 vezes e marcando seis gols, e no Fisher Athletic entre 1983 e 1984.
O momento chave de sua carreira
Vaessen marcou um gol contra a Juventus no Stadio Comunale durante a segunda mão da semifinal da Taça das Taças de 1980. Isso garantiu uma vaga na final para o Arsenal, dada a regra dos gols fora de casa.
Curiosidade: Esta foi a primeira vez que a Juventus perdeu para um time britânico em casa.
Foi tudo por água abaixo
Sua carreira no futebol foi rapidamente interrompida por uma lesão que causou a ruptura dos ligamentos do joelho e exigiu três operações. Com apenas 21 anos, ele teve que se aposentar.
Depois de seu tempo no Arsenal, Vaessen trabalhou em uma série de empregos ímpares ou de baixo nível, incluindo carteiro ou trabalhador da construção civil. Mais tragicamente, ele foi esfaqueado seis vezes durante um negócio de drogas malsucedido. Ele perdeu cerca de 40 litros de sangue e seu coração parou duas vezes durante a operação.
Por fim, em 1998, Vaessen foi acusado de agredir um policial enquanto roubava meias femininas de uma loja de supermercado em Farnborough.
Talvez, seu representante legal tenha colocado melhor. Devido à sua lesão precoce, “[sua] vida inteira virou de cabeça para baixo e ele estava totalmente desesperado”.
Ele faleceu em 2001, aos 39 anos. A autópsia indicou um alto nível de drogas, talvez sem surpresa, dado seu antigo vício em heroína. As autoridades declararam que a morte foi acidental. Esperamos que os torcedores dos Gunners se lembrem dele por sua curta, mas notável passagem pelo Arsenal.
6. Bobby Moore, ou como um bracelete poderia ter arruinado tudo
Visitando os clássicos, Robert Moore foi um jogador de futebol profissional com mais de 700 partidas. Sua carreira sênior começou no West Ham United, também onde ocorreram seus momentos mais marcantes.
Quando ele estava no centro das atenções
Ele foi o capitão do West Ham United por mais de dez anos e, mais notável do que tudo, levou o time à vitória em 1966, conquistando a Copa do Mundo da FIFA. Aos 23 anos, ele teve a chance de levantar o troféu da Copa do Mundo acima de sua cabeça.
Curiosidade: ele ainda é considerado um dos melhores defensores que o mundo do futebol já teve. Segundo Pelé, foi o maior contra quem já jogou.
O que lançou uma luz ruim sobre Moore?
1970 foi o ano do incidente da pulseira de Bogotá. Bobby Moore foi detido por supostamente roubar uma pulseira de uma joalheria no hotel em que sua equipe estava hospedada.
O momento também foi infeliz, pois precedeu de perto as finais da Copa do Mundo de 1970. A seleção inglesa de futebol defenderia sua copa conquistada em 1966.
A reação após o evento se espalhou como fogo na Inglaterra. Isso até provocou uma intervenção diplomática incitada por Harold Wilson, o ex-primeiro-ministro da Grã-Bretanha.
Moore foi libertado condicionalmente no final de maio de 1970 e conseguiu jogar partidas da Copa do Mundo.
O caso levou dois anos para ser formalmente encerrado e Moore foi inocentado de todas as acusações.
7. Glen Johnson – O humor do banheiro virou roubo
Glen Johnson começou sua carreira no futebol profissional no West Ham United. Mais tarde, o Chelsea o contratou por £ 6 milhões depois que seu time inicial foi rebaixado em 2003.
O que ele esperava ser lembrado por
Seu tempo no Chelsea foi frutífero, pois ajudou o time a ganhar o título da Premier League de 2004-05 e a final da Copa da Liga de 2005.
Ele jogou pelo Portsmouth na final da FA Cup de 2008, mas depois se mudou para o Liverpool por outros astronômicos £ 17,5 milhões.
O sucesso parecia segui-lo para qualquer lugar. Ele jogou seis temporadas no Anfield, tendo feito 200 partidas, incluindo a vitória na final da Copa da Liga de 2021.
Pelo que ele é infelizmente lembrado
Johnson, junto com seu ex-companheiro de equipe, foi pego roubando acessórios de banheiro de uma loja B&Q.
Dos jogadores de futebol perspectiva, o evento foi uma gargalhada. Tudo começou com Ben May querendo trocar o assento do vaso sanitário de seu conjunto por um de fechamento lento, sem saber da diferença de preço de £ 2,35 entre os dois. Eles foram para o caixa pago e pensaram que era uma pontuação.
Eles foram pegos em impedimento por uma câmera de circuito interno. Após o segurança informar sobre o crime, os dois esportistas caíram na gargalhada. Mas a brincadeira foi interrompida, pois a polícia estava a caminho para repreender o condenável roubo de banheiro.
Eles tiveram duas opções: pagar uma multa na hora ou entrar em batalhas legais. Os dois escolheram o primeiro, porque simplesmente não podiam, citamos, “se incomodar”. No entanto, os £ 80 confirmaram sua culpa, permanecendo na história do futebol como os temidos ladrões de banheiro
8. Ben May – De Stevenage a roubo de assentos
Ben May jogou como atacante durante a maior parte de sua carreira, que começou na academia de juniores de Southampton em 1998. A partir daí, ele se mudou para o centro de excelência do Fulham e, em 2000, finalmente ingressou na formação juvenil do Millwall.
Como Ele Fez?
Stevenage conseguiu maio de graça em outubro de 2010. Ele estava no time que chegou à League One na temporada 2010-11.
Ele ingressou na League Two por meio de um empréstimo ao clube Barnet. A partir daí, ele assinou com o Dover Athletic, depois com o Ebbsfleet United e, finalmente, com o Bromley. Atualmente é o preparador físico do clube.
O que ele é conhecido por fazer?
Ben May é hoje mais lembrado por ser o principal autor do roubo do assento do vaso sanitário.
Esperamos que ele tenha comprado o assento do vaso sanitário quase roubado no final e que a taxa extra de £ 80 paga tenha garantido seu conforto.
9. César Aparecido Rodrigues: Jogador da equipa, mas para que equipa
O jogador paulista começou sua atividade na Juventus, um time pequeno e sem nome na época. No entanto, a história de sua promoção à primeira divisão estadual será como César alcançou sua infâmia.
Mas, Antes, O Que César Conseguiu
Rodrigues tem uma Copa da Itália e dois títulos da Série A com a Inter e outro título da Copa da Itália com a Lazio.
Por fim, César representou o Brasil duas vezes.
Atualmente, ele é o técnico de juniores da Lazio.
Agora, por que César é mais lembrado
1994 foi o ano em que o CA Juventus conseguiu. A equipe foi promovida à primeira divisão do estado. César estava lá para experimentar. Mas a glória e sua parte no valor do prêmio não foram suficientes para o jovem esportista.
César ficou tentado pelos colossais R$ 100 mil que deveriam ser divididos entre os integrantes do elenco. O jogador contatou dois de seus amigos e formou um esquadrão totalmente diferente.
E a equipe de três homens conseguiu roubar o dinheiro enquanto ele estava a caminho. Por todos os meios, César venceu mais uma vez.
Infelizmente, as autoridades pegaram o esquadrão depois que eles tentaram comprar carros com dinheiro dinheiro. César foi apontado como o principal informante por trás do assalto.
A façanha rendeu a ele cinco anos e quatro meses de prisão. Está livre desde 1998. César retomou a carreira no futebol, embora ainda faltassem dois anos para o fim.
10. Incêndio agravado de Breno Rodrigues
Breno Vinícius Rodrigues Borges é um futebolista brasileiro que atuava como zagueiro.
Sua Carreira
Ele começou no São Paulo, onde fez 34 partidas e três gols na carreira sênior. Ele também conquistou o título da Liga Brasileira em 2007 no mesmo clube.
Ele também jogou no Bayern de Munique, onde seu time conquistou os títulos da DFB-Pokal e da Bundesliga em 2007-08. Além disso, fez parte da seleção olímpica brasileira sub-23 que conquistou a medalha de bronze em 2008.
A Questão Candente
O que o jogador fez?
Breno foi preso em setembro de 2011 por suspeita de incêndio criminoso agravado. Resumindo, o jogador queimou sua casa alugada por € 1,5 milhão em Munique em um momento de colapso mental. No entanto, ele saiu em liberdade sob fiança em outubro. No entanto, os promotores alemães acusaram Breno por causa disso de uma sentença de prisão de três anos e nove meses.
Mais ainda, o tribunal anunciou que deportaria o jogador de volta ao Brasil após cumprir a sentença.
Seu advogado alegou que a decisão foi um erro da lei, e Breno estava, de fato, sob efeito de medicamentos perigosos.
11. David de Gea: o jogador por trás do mais mesquinho dos crimes
O goleiro de origem espanhola se destacou na Premier League pelo Manchester United. Ele tinha a fama de ser um dos melhores goleiros do mundo.
Como Ele Se Provou
Sua lista de conquistas é extensa. Como prova de suas capacidades, ele é o primeiro jogador a ser eleito Jogador do Ano Sir Matt Busby três vezes consecutivas. Atualmente, ele detém quatro desses prêmios. Além disso, ele foi incluído quatro vezes consecutivas e cinco vezes no total nas equipes da Equipe do Ano da PFA.
Como ele não pôde evitar
Um donut Krispy Kreme de £ 1,19 da Tesco foi uma tentação demais para o lendário goleiro.
David de Gea estava na loja junto com dois de seus amigos quando tomou a decisão precipitada de devorar um Original Glazed Krispy Kreme ali mesmo, no corredor. Ele então seguiu para a saída sem pagar ou comprar mais nada. Ele supostamente optou por sair da maneira mais nada sutil, arrogante e conversando alto em sua língua materna.
No entanto, ele foi parado em seu caminho por guardas de segurança. Ele e outro de seus amigos foram pegos em flagrante e com os dedos pegajosos.
O premiado goleiro foi constrangedoramente levado para interrogatório pela equipe de segurança. Até hoje, os jogadores retratam o acontecimento como um mal-entendido.
nenhum homem é importante o suficiente para ser apreendido pela lei, nenhum donut barato o suficiente para ser motivo de questionamento e nenhum ato baixo o suficiente para nossos queridos jogadores se envolverem.
Corrida simulada: dirigir embriagado
Não sabemos o que há com os jogadores ingleses e seu amor pelo álcool. Não há problema, mas muitos optam por se sentar ao volante, mesmo que a visibilidade seja embriagada.
Crimes veiculares e crimes vão muito além de dirigir embriagado, mas compartilharemos todos os erros que fizeram seus jogadores de futebol favoritos pegarem o ônibus por algum tempo:
Suas façanhas | O culpado | Suas acusações | Suas Sentenças |
---|---|---|---|
A maioria das condenações |
Paulo Gascoigne |
Dirigir embriagado, dirigir sem habilitação ou seguro, em dois casos, posse de cocaína, agressão, assédio |
Oito semanas, reabilitação obrigatória, pagamento de indenização, ordem de restrição |
Mais tempo servido |
Charles N’Zgobia |
Fraude no teste de motorista |
Pouco menos de 5 anos |
O Menos Culpado |
Anders Limpar |
Passou o sinal vermelho |
£ 50 de multa |
12. Charles N’Zgobia – Como fingir, embora você tenha conseguido
O jogador de futebol profissional nascido na França passou mais de uma década nos times da Premier League Wigan Athletic, Newcastle United e Aston Vila. N’Zgobia começou sua carreira no Le Havre e jogou como lateral esquerdo e direito ou meio-campista ofensivo.
Os primeiros anos de Zog
No dia 18 de abril de 2010, enquanto jogava no Wigan Athletic, N’Zgobia marcou o gol da vitória contra o Arsenal. Esse sucesso permitiu a sobrevivência do time na Premier League. Posteriormente, levou N’Zgobia a ser eleito o Jogador do Ano pelos companheiros de equipe e o Jogador da Temporada pelos torcedores
Curiosidade: N’Zgobia recebeu o apelido de “Zog” em referência à música “Fog on the Tyne” de Lindisfarne. Os torcedores do Newcastle United cantavam “Zog on the Tyne” como um sinal de agradecimento por sua contribuição.
Onde ele errou
Zog, então com 23 anos, teve seu desentendimento com a lei por suspeita de ter outra pessoa fazendo a parte teórica de seu exame de direção para ele.
N’Zgobia foi preso por suspeita de fraude por falsa representação quando chegou para fazer exames práticos.
Pode parecer ingênuo, mas inofensivo agora, mas o esportista pode pegar até 10 anos de prisão por sua decisão “mal aconselhada”, nas palavras de seu companheiro de equipe. Sua condenação acabou sendo inferior a cinco anos.
13. George Best no seu pior
Outra lenda do passado, George Best, o driblador incrivelmente talentoso, passou a maior parte de seu tempo e talento no Manchester United.
Precisamos mesmo falar sobre o seu auge?
Jogador de futebol do ano de 1968, sexto na votação do Jogador do Século da FIFA, você escolhe. The Irish Football Association Best como o “maior jogador que já vestiu a camisa verde da Irlanda do Norte”.
A carreira de George Best é matéria de livros de futebol, com 586 partidas e 207 gols.
Curiosidade: Seu estilo de vida extravagante lhe rendeu o apelido de “El Beatle” em 1966.
Ele já fez algo errado?
Sim, fora do campo, sua vida fora das pistas o levou a muitos problemas, principalmente uma complicada relação com o álcool.
Em 1984, dirigir alcoolizado, agredir um policial e não pagar fiança resultou em uma sentença de três meses. Best passou o Natal da pior maneira naquele ano, atrás das grades. Vinte anos e um transplante de fígado depois, a lenda do futebol foi mais uma vez condenada por dirigir alcoolizada. Ele foi proibido de dirigir por 20 meses.
No final, o alcoolismo foi sua ruína, pois George Best sucumbiu a uma infecção pulmonar e falência múltipla de órgãos devido a complicações resultantes dos efeitos colaterais das drogas imunossupressoras necessárias para o transplante de fígado. O “News of the World” publicou uma foto de Best a pedido dele, junto com o sinistro aviso: “Não morra como eu”.
14. Gary Charles, ou como beber não afasta a dor
O número 14 nos leva a Gary Andrew Charles, nascido em 13 de abril de 1970. Ele jogou em vários clubes, principalmente em Nottingham Forest, Derby County e Aston Villa.
Lesões o seguiram
A história de lesões de Gary começou com uma falta de Paul Gascoigne durante a final da FA Cup de 1991. Embora tenha sofrido falta, foi Gazza quem conseguiu romper os ligamentos cruzados, lesão que o atingiu no banco por vários meses.
Charles manteve sua estreita relação com a dor durante seu tempo no Aston Villa, quando lesões frequentes culminaram com uma grave pancada no tornozelo que o forçou a sair do jogo e se recuperar por duas temporadas. Mudar de país não ajudou, pois ele sofreu uma torção no jarrete direito com ruptura da cápsula da articulação do joelho e ficou fora dos gramados por dois meses. Ele passou outro verão se recuperando de uma pubalgia.
A dor acabou no dia 29 de julho de 2002, quando encerrou a carreira profissional.
Depois da dor vem o Calmante
O fim de sua carreira no futebol profissional trouxe um hábito prejudicial – o consumo de álcool. Seu vício culminou em vários desentendimentos com a lei.
Em 2004, a polícia encontrou Gary Charles estacionado em uma via secundária. Seu carro estava efetivamente bloqueando uma pista inteira. A forma como ele foi encontrado é coisa de filme: ex-astro do futebol sentado em seu carro entre dinheiro rasgado e pedaços da coluna de direção quebrada do veículo. O ponto mais baixo? ele também tinha a hora de espalhar seus excrementos no interior do carro. O incidente resultou em uma sentença de prisão de quatro meses.
Este retrato condenável não foi o último instante do caos de dirigir embriagado. Cinco meses depois, Charles saiu de um pub de Derbyshire, sentou-se ao volante, subiu em uma calçada, bateu em um muro de jardim, dirigiu em outra calçada antes de parar, abrir a porta de seu Mercedes e desabar no banco do motorista.
Ele se recusou a soprar no bafômetro todas as vezes, mas isso não foi necessário para o processo. Ele pegou mais seis meses de prisão.
Gary Charles também garantiu uma sentença de 12 meses por ameaçar um segurança enquanto estava bêbado. Isso não é tudo, pois Gary Charles já cumpria pena suspensa por agredir uma mulher em um táxi.
Importante: não queremos pintar uma imagem muito dura. Gary Charles acabou se tornando um ativista anti-alcoolismo, ajudando jovens jogadores de futebol a se abrirem e enfrentarem seus problemas com a bebida. Em suas próprias palavras, “o vício não escolhe um determinado tipo”.
15. Sexo, drogas e álcool: os males e pecados de Paul Gascoigne
Houve uma época em que Paul Gascoigne era “amplamente reconhecido como o jogador de futebol inglês mais naturalmente talentoso de sua geração”.
E não é de admirar
Ele ganhou a FA Cup com o Tottenham Hotspur em 1991. Quatro anos depois, Gascoigne foi transferido para o Rangers e os ajudou a vencer a Copa da Escócia e a Copa da Liga da Escócia.
Ele estreou na Premier League e fez parte da seleção inglesa de futebol por um período de 10 anos, marcando dez gols no total. A Copa do Mundo FIFA de 1990, as semifinais da Euro 96 – Gascoigne estava lá. Especialmente neste último, ele marcou “um dos gols mais icônicos da história recente do jogo” na época.
O que aconteceu então?
A carreira posterior e a aposentadoria de Gazza foram marcadas por tudo, menos pelo sucesso.
Uma onda de 32 doses de uísque o deixou inconsciente e fez com que seu empresário, Bryan Robson, o contratasse para terapia. Infelizmente, ele desistiu por sua própria insistência e voltou a beber muito.
Embora pouco frequentes, as sessões de terapia resultaram em um diagnóstico de transtorno bipolar pouco antes de sua aposentadoria em 2004. Em fevereiro de 2008, ele teve que ser seccionado devido a automutilação. Junho veio com outra internação após uma overdose que poderia ter sido uma tentativa de suicídio.
Dois anos depois, Gascoigne foi preso e acusado de dirigir embriagado, dirigir sem carteira e sem seguro. Isso se repetiu em outubro do mesmo ano, quando ele supostamente estava quatro vezes acima do limite. Ele recebeu uma advertência naquela vez, mas Gazza foi pego com cocaína em seu poder não menos que um dia. Esta foi a gota d’água e, posteriormente, ele recebeu uma sentença suspensa de oito semanas, além de ir para a reabilitação.
Curiosidade: durante a caçada de Raoul Moat pela polícia de Northumbria em 2010, Gazza apareceu, alegando ser irmão do fugitivo e afirmando que trouxe para ele “uma lata de cerveja, um pouco de frango, uma vara de pescar, uma camisa do Newcastle e um roupão”. Sem surpresa, ele não teve acesso a Moat.
Não acabou aqui, pois em 2013 teve de pagar uma indemnização por agredir um segurança ferroviário e embriagar-se numa estação ferroviária.
Uma ordem de restrição por assediar um ex-companheiro, uma multa por contar piadas racistas e abusar de seu guarda-costas negro.
Mais recentemente, e o pior até agora, Gascoigne foi preso na estação ferroviária de Durham e posteriormente acusado de agressão sexual. No entanto, ele foi inexplicavelmente inocentado das acusações de agressão sexual ao chamar sua vítima de “perda de gordura” e justificar seu comportamento, ou seja, seu “beijinho nos lábios”, como uma forma de “aumentar a confiança dela”.
16. Gary Croft, um recordista estranho
Você pode ter visto Gary Croft em campo ou pode tê-lo ouvido comentando durante seu tempo na BBC Radio Humberside.
Um resumo dos principais momentos de sua carreira
- Grimsby Town: As equipes da Premier League começaram a prestar atenção devido à sua versatilidade e compostura.
- Blackburn Rovers: Ele marcou seu primeiro e único gol com o time na vitória por 1 a 0 sobre o Chelsea.
- Ipswich Town: Assim que começou a jogar, marcou contra o Manchester City.
- Voltar para Grimsby Town: Croft voltou ao seu clube inicial, mas lutou para chegar à posição desejada. Ele foi liberado após duas temporadas.
- Anos posteriores: Ele jogou pelo Lincoln City e pelo Grimsby Borough.
Curiosidade: Gary Croft foi o primeiro jogador a entrar em campo com uma etiqueta eletrônica no tornozelo.
Por que ele brincou com uma etiqueta?
Gary Croft tinha acabado de sair da cadeia. Ele estava a meio caminho de cumprir uma sentença de quatro meses por uma enorme quantidade de sete delitos de trânsito. Isso incluía dirigir sem habilitação e fornecer detalhes falsos à polícia.
Mais agravante, isso aconteceu logo após marcar seu gol de estreia pelo Ipswich Town.
17. Mads Timm, fugindo da Premier League
Mads Timm é um jogador de futebol dinamarquês mais conhecido por sua passagem pelo Manchester United na Premier League em 2000.
Ele teve um bom desempenho?
Ele realmente não conseguiu manter uma vaga no primeiro time do Manchester United. Foi emprestado ao Viking, clube norueguês, onde também marcou seu primeiro gol.
Timm e outros seis jogadores foram dispensados do Manchester United em 2006 devido a um incidente em 2005. Ele voltou ao Odense, seu clube de infância, teve algum sucesso lá e foi convocado para a seleção dinamarquesa de futebol.
Mas, e o Incidente de 2005?
Mads Timm foi condenado em março de 2005 por um incidente de direção imprudente. Resumindo, ele e um companheiro de equipe estava competindo entre si. Um evento resultou em um acidente.
Timm passou 12 meses na prisão por sua participação, mas foi autorizado a permanecer no clube até o dia 24 de maio de 2006.
18. Callum Flanagan, a curva apertada que quebrou uma carreira
Flanagan subiu na classificação, começando em Old Trafford e terminando no Manchester United.
Como o futuro o esperava?
Callum Flanagan era uma das jovens esperanças da equipe. Ele ganhou grande consideração entre os treinadores da equipe, especialmente depois de marcar na vitória por 2 a 0 do Manchester United contra seu inimigo, o Manchester City. Talvez sem coincidência, horas antes de sua grande chance, a futura esperança do time passou uma boa sessão de jacuzzi com Cristiano Ronaldo em carne e osso, e esperançosamente de maiô.
O que aconteceu então?
Flanagan estava levando seu companheiro, Marsh, de volta para casa de uma sessão de treinamento uma noite, quando avistou Timms no semáforo, logo à frente deles.
Desta reunião resultou a organização de uma corrida. Infelizmente, uma curva mais fechada foi o suficiente para Flanagan perder o controle de seu Honda Civic, capotar e bater em um Ford Fiesta que se aproximava. Pela sua própria descrição, a cena parecia “uma zona de guerra”, já que tanto seu amigo Phil quanto o motorista do Ford Fiesta ficaram presos nos destroços.
Não houve mortes, mas isso não aliviou a culpa de Flanagan pelo acidente. No final, ele foi dispensado do clube, se declarou culpado de dirigir perigosamente e passou oito meses na ala de jovens infratores da prisão de Lancaster Farms.
Curiosidade: Flanagan reconstruiu sua vida, tendo jogado por um clube brasileiro chamado Western Strikers. Ele também trabalhou como treinador e, mais interessante, como bombeiro, talvez em memória das pessoas que lidaram com o erro de sua juventude.
19. Jan Mølby – O que o Dogue Alemão fez
Jan começou no Kolding e mais tarde mudou-se para o Ajax antes de passar doze anos no Liverpool FC. Lá, ele fez mais de 200 partidas, marcando um total de 44 gols pelo clube.
Sucesso de Jan
Imagine só, o Liverpool conquistou o título da liga do Everton apenas uma semana antes, e o clube estava em busca de vingança. É o intervalo e Gary Lineker marcou um gol de cortesia, levando o Everton a uma vantagem de 1 a 0.
Você tem que garantir o título para o Liverpool. Você sai em campo. Suas direções resultam em algumas incursões na defesa do adversário. No dia 57
, Ian Rush configura o equalizador. Seis minutos depois vem outro gol, e seu time assume a liderança. Tudo está bem, mas você ajuda com um terceiro gol e garante a vitória. Esta é apenas uma das histórias de sucesso de Jan Mølby.
E Seu Erro
Jan se tornou um nome familiar, sendo conhecido por seu sucesso na cobrança de pênaltis. 1988-89 veio ao redor, e também conseguiu marcar o gol da vitória contra o Manchester United no segundo jogo do campeonato da temporada.
Só que em outubro de 1988, Jan Mølby teve um feito menos digno de elogios. Ele capotou o carro do lado de fora de uma boate, um incidente que lhe rendeu três meses de prisão por direção imprudente.
O clube, porém, ficou com ele, e o Dogue Alemão voltou ao Liverpool FC.
20. Jermaine Pennant: mais interessante fora do campo
Pennant é um ex-jogador de futebol profissional com 353 jogos na carreira sênior e 25 gols para se gabar.
Qual é o melhor que ele já fez?
Durante a final da UEFA Champions League de 2007, ele esteve lá para ver o Liverpool perder por 2 a 1 para o Milan. Ele também fez parte da equipe de Stoke quando perdeu por 1 a 0 para o Manchester City.
Ele participou de algumas partidas de alto nível, mas no final não fez um nome forte para si mesmo.
Existem algumas coisas pelas quais podemos nos lembrar Dele
Em 2004, Pennant foi preso por dirigir alcoolizado e recebeu uma proibição de dirigir de 16 meses.
Um ano depois, antes do fim da proibição, ele foi acusado de dirigir embriagado, dirigir proibido e sem seguro, depois de passar seu Mercedes por um poste de luz em Aylesbury. Ele também inicialmente se identificou falsamente como sua companheira, Ashley Cole. Isso lhe rendeu uma sentença de prisão de 90 dias. Ele foi libertado em liberdade condicional, mas teve que brincar com uma etiqueta eletrônica no estilo Gary Croft.
Ele também esqueceu que ele possuía um Porsche Turbo, de alguma forma, já que o veículo de luxo acumulava multas de estacionamento. 2012 veio com outro conjunto de sentenças por dirigir embriagado, dirigir sem habilitação e sem seguro após uma colisão. Ele foi proibido de dirigir por três anos, uma sentença de prisão adicional de oito semanas e uma suspensão de um ano.
Dicas: Há muito mais na história de Pennant, incluindo seu pai sendo condenado por tráfico de drogas e ele tendo participado do Celebrity Big Brother. No entanto, você pode ler tudo direto da boca do cavalo, já que o jogador escreveu uma autobiografia chamada “Mental: Bad Behavior, Ugly Truths and the Beautiful Game”. O título é bastante extenso e não garantimos a qualidade literária.
21. Micky Quinn: Dirigir enquanto estava suspenso, abusado na prisão
Nascido em Liverpool, Micky Quinn foi principalmente um centroavante durante sua carreira de 19 anos, que não incluiu seu jovem favorito, o Liverpool FC.
Qual é a história dele?
Ele jogou pelo Wigan Athletic , Stockport County , Oldham Athletic , Portsmouth , Newcastle United , Coventry City , Plymouth Argyle , Watford e até mesmo PAOK Thessaloniki , tendo 524 partidas no campeonato e 235 gols no campeonato.
Em 1996, ele se aposentou para se concentrar em sua carreira de treinador de cavalos de corrida. Atualmente, Quinn cobre corridas de cavalos e futebol no TalkSPORT.
Por que ele está na lista?
Micky Quinn foi condenado a 21 dias por dirigir enquanto foi desqualificado duas vezes em três semanas.
Curiosidade: ele chegou à Prisão de Winchester com um terno de grife Ralph Lauren e sapatos italianos feitos à mão.
O tempo de Quinn na prisão foi marcado por abusos devido ao fato de ser membro do clube. Na primeira noite, ele foi mantido por presidiários gritando “Santos!” ou “Millwall!”
No dia seguinte continuou com abuso. Ele foi atropelado por um preso, gritando: “Pênalti, árbitro!” ele saiu voando e se esparramou no chão.
Outro preso inseriu um inseto em sua comida, observando que ele é “um Scouser, [ele] deve gostar de besouros”.
22. Terry Fenwick e seu único erro de 1991
Terrence William Fenwick teve 455 jogos na Football League e é o atual técnico de Trinidad e Tobago.
Alguns de seus sucessos
Em 1977 e 1978, ele fez parte da equipe vencedora da FA Youth Cup. Terry marcou os únicos gols da vitória contra Everton e Aston Villa.
Ele também foi o primeiro zagueiro a marcar em um jogo aberto na final da FA Cup contra o Tottenham Hotspur em 1982.
Curiosidade: ele também detém o recorde inglês de mais cartões amarelos em uma única Copa do Mundo, sendo três em 1986. Ele também foi ultrapassado por Maradona durante a mesma Copa, que estava ocupado marcando o ‘Gol do Século’.
Sua única falha
Em 1991, Terry Fenwick passou dois meses de uma sentença de quatro meses na prisão após ser condenado por dirigir alcoolizado.
23. Tony Adams, melhor ao leme do que ao volante
Adams era capitão do Arsenal e da seleção inglesa de futebol. Atualmente, ele permaneceu no mundo do futebol na função de gerente.
O que sua capitania trouxe?
Ele foi o capitão de um time vencedor do título ao longo de três décadas diferentes, ganhando três FA Cups, duas Copas da Liga de Futebol, dois FA Community Shields e uma Copa dos Vencedores das Copas da UEFA. A título pessoal, ele fez 504 partidas e 32 gols no total.
Não é à toa que os torcedores do Arsenal o consideram um dos maiores jogadores do clube.
Ele está incluído no Football League 100 Legends. Há uma estátua à sua imagem no estádio Emirates, junto com outras duas em homenagem a Thierry Henry e Herbert Chapman.
O que esse cara importante fez?
1990 foi o ano em que Adams foi preso por dirigir embriagado e imprudente. Curiosamente, ele foi para a prisão de Chelmsford amarrado a um torcedor do Spurs. Ele passou nove meses na prisão.
24. Anders Limpar Não Viu Vermelho
Continuando com o Arsenal por um minuto, vamos falar sobre o atacante sueco da equipe que contribuiu com 96 partidas e 17 gols para o clube.
Seus anos de glória
Depois de passar seus anos de formação em clubes suecos, ele assinou com o Arsenal em 1990 por £ 1 milhão.
Durante a temporada 90-91, ele ganhou o título da liga, marcando alguns gols importantes e provando ser um certificado para agradar ao público.
Suas atuações incluíram um impressionante hat-trick contra o Coventry City FC no último dia da temporada da liga.
1991 rendeu a ele o prêmio de Jogador do Ano da Suécia. Infelizmente, ele foi afastado devido a uma lesão durante a seqüência de vitórias consecutivas do Arsenal em 1993 e acabou se desentendendo com George Graham.
Seu minuto de vergonha
Sua única contravenção foi passar no sinal vermelho uma vez. A polícia o acertou apropriadamente com uma multa de £ 50, que ele pagou.
Honestamente, no grande esquema dos crimes dos jogadores de futebol, Limpar não passa de um cordeiro inocente.
25. Paul Merson: acusações, drogas, álcool e jogos de azar
Agora, Paul Merson é uma longa história. Hoje em dia, você o veria no sábado de futebol da Sky Sports, mas antigamente ele era um meio-campista de sucesso do Arsenal e do Aston Villa, entre outros.
Os bons tempos
Ao contrário de Limpar, esteve lá para vencer as Taças de Inglaterra e da Liga em 1993, conseguindo ainda marcar na final da Taça da Liga
Ele também garantiu o primeiro troféu europeu do Arsenal em 24 anos, após a final da Taça dos Vencedores da Europa de 93-94 contra o Parma.
E os tempos ruins
As relações de Merson com drogas, álcool ou sua primeira esposa não eram tão boas. Verdadeiramente, o primeiro causou o último.
Sua queda culminou em outubro de 2011. Merson estava bem fora de sua carreira no futebol, então talvez ele tenha demorado muito para reagir e acabou colidindo com um caminhão, ou caminhão, para os norte-americanos lá fora.
Ele aceitou o teste do bafômetro e foi preso por dirigir embriagado. Felizmente, ninguém morreu naquele momento.
Merson também falou abertamente sobre suas lutas com a tríade sombria: drogas, álcool e jogos de azar. Sabemos muito bem como é difícil manter o controle, Sr. Merson. É por isso que tentamos dar uma mãozinha. Mas ficar longe da garrafa ou de qualquer tipo de substância talvez seja apenas o primeiro passo.
26. Kevin Campbell quase pagou £ 1.800
Outro queridinho do Arsenal, Kevin Campbell, passou sete anos no clube, aparecendo 228 vezes e marcando 46 vezes.
Começou grande e continuou
Ele marcou 59 gols em uma temporada enquanto estava na Arsenal Academy e também conseguiu vencer a FA Youth Cup de 1988 .
Talvez seu momento mais estelar tenha sido a temporada 90-91, quando ele marcou oito gols em dez partidas na corrida para a vitória do clube na Primeira Divisão.
Infelizmente, setembro de 1991 trouxe Ian Wright para a equipe e Campbell caiu em sua sombra. Ele teve boas atuações, sendo 93-94 a temporada em que marcou 19 gols pelos Gunners.
Curiosidade: Campbell também entrou na cena musical com sua gravadora ‘2 Wikid.’ Nome cafona à parte, ele assinou um contrato com Mark Morrison, famoso por ‘Return of the Mack’ em 1996.
Seu erro
Como a regra agora, Kevin Campbell também foi pego dirigindo embriagado. A situação não era tão terrível ou grave quanto ele escapou com uma multa de £ 1.800.
27. Charlie Nicholas: nem sempre é o melhor
Alguns podem se lembrar do atacante nascido e criado em Glasgow que jogou extensivamente no Arsenal e no Celtic.
“Novo melhor do futebol”, no bom sentido
A entrada de Nicholas no mundo do futebol foi através do Celtic Boys Club antes de ele entrar no time como tal, em 1979. Seu tempo foi bem gasto, pois em 1981, ele recebeu o prêmio Scottish PFA Young Player of the Year por sua atuação durante o Copa da Liga Escocesa.
Ele não terminou, e talvez seu melhor momento, pelo menos em sua opinião, tenha sido o gol contra o Ajax, quando se esquivou de dois desarmes e finalizou com elegância de pé esquerdo para o goleiro.
Logo no início com os Gunners, Nicolas causou uma boa impressão, ajudando sua equipe a vencer o Luton Town por 2 a 1. Você já deve ter percebido, mas vamos acrescentar: ele foi o Jogador do Ano do Arsenal em 1984 e, no final de tudo, ele detém o 28º lugar
posição entre os ’50 maiores artilheiros de todos os tempos.’
“O novo melhor do futebol”, da pior maneira
Semelhante ao melhor e muitos outros, Nicholas não mostrava a mesma “classe genuína” fora das partidas de futebol.
Na verdade, ele era o pão com manteiga dos tablóides, ganhando o apelido de “Champagne Charlie” ao longo do caminho.
Em 1984, Charlie Nicholas foi encontrado dirigindo com 64 microgramas de álcool no hálito, 29 acima do limite. Ele admitiu esse fato. Também estava acontecendo no contexto de Nicholas ter sido proibido por um ano de dirigir dois anos antes. No final, ele recebeu uma multa de £ 150 e uma suspensão de três anos.
28. Matty Pattinson: Cuecas de Matty
Estamos mudando de hemisférios com Matty Pattison, nascido em Joanesburgo.
Qual é a história dele?
Embora tenha começado a jogar muito jovem em seu país natal, sua carreira foi impulsionada quando ele e sua família se mudaram para a Inglaterra, ingressando na Newcastle Youth Academy. Sua linha lateral de 04-05 colocou seu futuro no futebol em desacordo. Patty conseguiu estrear em 2006 em um jogo da Premier League contra o Everton. Mais tarde, ele foi eleito o melhor em campo ao jogar contra o West Bromwich Albion.
Um tipo diferente de evento marcou sua transferência posterior para o Norwich City e sua passagem pelo clube.
O que aconteceu enquanto estava em Norwich City?
A polícia parou Pattinson depois de segui-lo no meio de sua jornada devido a uma direção errática.
O jogador estava tendo dificuldade em ficar ereto ou não pronunciar suas palavras, e o veredicto ficou claro: dirigir embriagado.
Supostamente, Pattinson passou a noite de sábado bebendo em uma boate. Ele entrou no carro no domingo, ainda atordoado, acreditando que estava atrasado para um treino.
Curiosamente, os relatórios iniciais afirmaram que Matty estava de cueca quando foi preso, mas os resultados do julgamento subseqüentes refutaram totalmente tais sugestões. No final, Matty “Party” Pattinson se internou em uma clínica de reabilitação, tomando a decisão mais responsável possível.
29. Wayne Rooney: sexo a três, dirigir embriagado e as consequências
Rooney encerra nossa seção de crimes de direção. Muitos consideravam o jogador um dos melhores de sua geração, e não à toa, pois ele ainda é o maior artilheiro da seleção inglesa e do Manchester United.
Apenas alguns momentos de estrelato
Sua estreia foi um exemplo do brilhantismo de Rooney. Chegou a ser o jogador mais jovem a fazer um hat-trick em uma partida da Premier League, contra o Fenerbahçe, em 2004.
Old Trafford foi palco de mais uma bela atuação de Rooney. O atacante discutia com o árbitro uma decisão que logo se tornaria simplesmente sem importância, pois a bola caiu em uma posição perfeita para ele. E Rooney percebeu, aproveitou a oportunidade e mandou voando para o canto superior, marcando o gol. Simplesmente icônico.
Mas ele era menos do que estelar quando…
Poderíamos mencionar seu escândalo de trio de £ 1.000 que envolveu As personalidades da TV Helen Woods e Jennifer Thomson, mas excluíram a esposa de Rooney, então grávida de cinco meses. No entanto, os negócios do quarto do jogador são dele, mesmo quando ocorrem em um hotel em Manchester.
O que é indiscutível é que no dia 1 de setembro de 2017, Rooney sentou-se ao volante bêbado e foi pego. O jogador se declarou culpado de dirigir alcoolizado e o tribunal o multou em £ 170, proibiu-o de dirigir por dois anos e o mandou cumprir 100 horas de trabalho não remunerado. Everton também o multou em duas semanas de salário.
Há pouco mais de um ano, Rooney retomou a garrafa, mas desta vez se manteve afastado do volante. Isso não o impediu de ser acusado de intoxicação pública e palavrões no Aeroporto Washington Dulles, na Virgínia. Seu comportamento rendeu R$ 25 de multa e R$ 91 a mais para ser liberado sem fiança por fiança fiduciária.
No papel: crimes relacionados à evasão fiscal e jogos de azar
Você pode correr por todo o campo em poucos segundos, mas não há como fugir do coletor de impostos. As histórias a seguir mostram que dificilmente há uma maneira de esconder seu dinheiro das autoridades. E como extra, contaremos sobre os jogadores (e dirigentes) que, por amor ao dinheiro, se envolveram em tudo, desde corrupção até jogo ilegal e manipulação de jogos.
Crimes Financeiros Início | Os Evasores | Suas acusações | Suas Sentenças |
---|---|---|---|
Crime mais taxativo |
|
|
|
Maior parte do dinheiro dos impostos sonegados |
Neymar |
Sonegação de R$ 20mil |
Multa de R$ 1,2 milhão |
Sentença mais alta |
José Luis Caminero |
Lavagem de dinheiro de drogas |
meses servidos |
30. Guus Hiddink: uma fraude de um milhão de euros
Hiddink fez seu nome jogando como meio-campista em vários times holandeses, incluindo PSV Eindhoven, De Graafschap e NEC Nijmegen, antes de se aposentar em 1982.
Pelo que ele é conhecido?
Sua carreira de jogador não era nada mais do que comum. No entanto, como técnico, Hiddink trabalhou com a seleção holandesa, o Real Madrid, onde na verdade não teve um bom desempenho, as seleções brasileira e russa e o Chelsea.
Pelo que ele é realmente conhecido?
Hiddink entrou em maus lençóis em fevereiro de 2007, enquanto trabalhava na seleção da Rússia. Um tribunal holandês considerou que ele estava sonegando 1,4 milhão de euros em impostos após alegar falsamente uma residência na Bélgica.
Os promotores exigiam dez meses de prisão para o técnico da Rússia. Ainda assim, o Tribunal decidiu a favor de uma pena suspensa de seis meses e € 45.000. A justificativa por trás da clemência era que Hiddink não tinha condenações anteriores, e a publicidade em torno do caso representou punição suficiente.
Isso foi o suficiente? Não parece. Mesmo assim, o presidente da Federação Russa de Futebol, Vitaly Mutko, mostrou total apoio ao técnico. A evasão fiscal de um milhão de euros não parecia incomodá-lo, desde que não estivesse acontecendo dentro da Rússia.
31. Yordan Letchkov: Prefeito e Mago do Dinheiro
Yordan Letchkov era um jogador versátil que podia jogar tanto como meio-campista central quanto lateral esquerdo. Jogador caprichoso, ainda assim foi um driblador impecável, com 406 partidas e 101 gols na carreira.
Um Momento Chave em Sua Carreira
Letchkov causou sensação ao marcar o gol da vitória contra a Alemanha nas quartas de final da Copa do Mundo de 1994. Embora a seleção da Bulgária tenha chegado às semifinais, não conseguiu aproveitar a oportunidade e perdeu para a Itália.
Letchkov, o prefeito corrupto
“O Mágico”, Letchkov conseguiu driblar algumas liquidezs enquanto era prefeito de sua cidade natal, Silver. Suas contravenções incluíam peculato e abuso de poder. Embora ele tenha sido acusado de má conduta oficial, o tribunal de apelação de Burgas o restaurou em sua posição anterior no dia 28 de junho de 2010. Ele perdeu as eleições locais seguintes.
32. Ian Wright, a evasão fiscal foi sua acusação mais legal
Ian Wright, outro jogador-chave do Crystal Palace e do Arsenal, encontra um lugar em nosso lista.
Os Anos de Glória
Wright acumulou 501 partidas e 239 gols ao longo de sua carreira.
Ele segurou o título da Premier League sobre sua cabeça com o Arsenal e também levantou a Taça dos Vencedores das Taças.
Até agora, ele continua sendo o segundo maior artilheiro dos Gunners e o terceiro do Crystal Palace.
Como ele bagunçou?
Ele nem sempre foi o esportista que esperávamos que fosse. Nesta ordem ele:
- Cuspiu e gesticulou obscenidades para os fãs de Oldham, atraindo uma multa de £ 1.500.
- Deu um soco em David Howells, do Spurs, e foi banido por três meses.
- Obscenidades gesticuladas em Brian Wigginton, recebendo uma multa de £ 5.000.
- Chamou Robbie Hart de “Muppet” e pagou £ 1.000 por isso.
- Cuspiu em uma comissária do QPR e pagou £ 750 com razão.
- Teve que se desculpar por vários comentários, inclusive quando chamou os árbitros de “pequenos Hitlers incompetentes”.
- E, finalmente, foi acusado de sonegação de impostos e recebeu uma sentença de duas semanas.
33. Lionel Messi: A Grande Confusão Fiscal
Será difícil fazer justiça à carreira e personalidade de Lionel Messi. O jogador de futebol profissional e capitão argentino tem nada menos que o status de lenda.
Não estaríamos errados em chamá-lo de rosto e figura-chave do FC Barcelona, onde ele apareceu 520 vezes e marcou 474 vezes, trazendo sua proporção de gols para quase um para um, e a seleção argentina, com a qual jogou 151 vezes e marcou 76 vezes.
Vamos apenas listar suas conquistas
Até à data, Lionel Messi:
- Ganhou um recorde de seis Chuteiras de Ouro Europeias.
- Ganhou outro recorde de seis prêmios Ballon d’Or.
- Entrou no Dream Team da Bola de Ouro em 2020
- Ganhou dez títulos da LA Liga.
- Conquistou sete títulos da Copa del Rey.
- Venceu quatro Ligas dos Campeões da UEFA.
- O total de títulos conquistados com o Barcelona sobe para 34.
- Detém o recorde de mais gols na La Liga, 474, e na temporada da liga europeia, 50.
- Teve o maior número de hat-tricks na La Liga, 36, e na UEFA Champions League, 8.
- Teve impressionantes 192 assistências na La Liga, 21 em uma temporada da Liga Europeia e 17 na Copa América, todos recordes atuais.
Ele conquistou 34 títulos com o Barcelona, incluindo três prêmios da Copa do Mundo de Clubes da FIFA, venceu a Copa do Mundo Sub-20 da FIFA de 2005, as Olimpíadas de 2008, a Copa América de 2021 e foi vice-campeão da Copa do Mundo da FIFA em 2014 com o argentino seleções nacionais.
Curiosidade: como prova de seu valor como jogador argentino, Messi ganhou uma estátua em Buenos Aires .
Ok, mas onde ele falhou?
Reserve um momento para recuperar o fôlego depois dessa lista antes passamos para onde Messi errou.
Em 2013, as autoridades começaram a suspeitar de evasão fiscal de Messi. E não estavam errados, já que cerca de 4,1 milhões de euros resultantes de patrocínios entre 2007 e 2009 foram sonegados pelos paraísos fiscais Uruguai e Belize.
O jogador afirmou desconhecer estas questões, uma vez que apenas assinou documentos que lhe foram entregues pelo pai e outros assessores. E a reclamação parecia funcionar, pelo menos para o filho de Messi, até porque alguns documentos apresentados em tribunal pareciam ter a sua assinatura falsificada.
No entanto, uma assinatura é uma assinatura, e o tribunal teve que condenar. A dupla de criminosos pai-estrela do futebol foi multada em cerca de € 3,5 milhões. Eles aumentaram o valor pagando um pagamento corretivo voluntário de € 5 milhões, equivalente ao imposto não pago acrescido de juros. Messi escapou por pouco de uma sentença de prisão de 21 meses que os tribunais espanhóis reduziram a uma multa de € 252.000. Seu pai também saiu em liberdade pagando € 180.000 em vez de pegar 15 meses de prisão.
Nós apenas temos que imaginar como a hora do jantar em família na propriedade de Messi deve ser estranha hoje em dia. No entanto, deve ser bom evitar a prisão com um adiantamento de € 400 por dia de prisão.
34. Javier Mascherano mascarou seus fundos tributáveis
Outro jogador argentino que foi punido por fraude fiscal foi Mascherano.
Antes de Seus Erros, Suas Conquistas
Ele ganhou a Primera Divisão 2003-04 Clausura com River Plate, Campeotano Brasileiro Série A 2005 títulos com o Corinthians, 19 La Liga, Copa del Rey, Supercopa de Espana, UEFA Champions League, Supercopa e títulos da Copa do Mundo de Clubes da FIFA com o Barcelona e duas medalhas de ouro olímpicas Medalhas com a seleção argentina.
Agora, Sua transgressão
Em outubro de 2015, o jogador se declarou culpado de duas acusações de fraude fiscal. O valor em causa era superior a 1,5 mil€ em fundos não declarados em 2011 e 2012.
Ele tentou evitar a prisão e foi multado em € 800.000. Mascherano foi condenado a um ano de prisão por sonegação de impostos, mas também foi suspenso e o jogador não cumpriu pena.
35. Neymar Jr. em um dos maiores casos de evasão fiscal do futebol
Neymar da Silva Santos Junior, estrela brilhante do Brasil, passou a jogar como atacante do Paris Saint-Germain, do Barcelona e da seleção brasileira.
Quantas aparições, gols e vitórias?
Quando jogou pelo Santos: atuou 177 vezes, marcou 107 gols e conquistou três títulos do Campeonato Paulista, da Copa do Brasil de 2012, da Copa Libertadores de 2011 e da Recopa Sul-Americana de 2012.
Enquanto estava no Barcelona, ele teve 123 partidas, 68 gols, dois títulos da La Liga, três copas da Copa del Rey, a Copa da Supercopa da Espanha de 2013 e venceu a Copa do Mundo de Clubes da FIFA de 2015 e as copas da Liga dos Campeões da UEFA de 2014-15.
Atuou 70 vezes e marcou 56 gols pelo Paris Saint-Germain, vencendo também três títulos da Ligue 1, três Coupe de France e duas copas da Coupe de la Ligue e outros dois títulos do Trophee des Champions.
Ele também conquistou pela seleção brasileira quatro títulos do Superclássico das Américas e uma Copa das Confederações da FIFA.
Quanto dinheiro dos impostos evitou?
Em 2016, a Justiça brasileira considerou que Neymar deixou de declarar várias fontes de renda no exterior de 2011 e 2013.
O resultado foi uma multa de R$ 188,8 milhões e o congelamento de todos os bens de Neymar.
E os problemas continuaram se acumulando. Em 2020, o fisco espanhol iniciou novas investigações sobre possíveis discrepâncias durante as transferências de dois jogadores. Embora a situação ainda não esteja clara, as autoridades fiscais indicaram que Neymar pode ter perdido alguns prazos de dívida e poderia ter retido até € 26,2 milhões de um acordo com o Barça. O júri ainda está fora, mas Neymar claramente está em maus lençóis mais uma vez.
36. Como Ronaldinho ganhou um torneio de futsal na prisão
Outra lenda do futebol brasileiro, Ronaldo de Assis Moreira, mais conhecido como Ronaldinho Gaúcho, tem seu nome nos anais da história do belo esporte e nos livros do fisco.
Sua Carreira em Copas, Caps e Estatísticas
Ele começou a juventude e depois a carreira sênior no Grêmio, somando 89 partidas e 47 gols e vencendo a Copa Sul de 1999 e o Campeonato Gaúcho de 1999.
Passou pelo Paris Saint-Germain, onde somou 55 partidas e 17 gols, chegando ao FC Barcelona em 2003. Este período foi o mais frutífero, com 145 internacionalizações e 70 gols, além de dois títulos da La Liga, outras duas Copas da Supercopa de España em 2005 e 2006 e o título da UEFA Champions League de 2005-06.
Passou por AC Milan, Flamengo e Atlético Mineiro, conquistando mais cinco títulos. Ele teve 511 partidas no total e 205 gols.
Ele também representou o Brasil em vários campeonatos, principalmente vencendo a Copa América de 1999, a Copa do Mundo da FIFA de 2002 e a Copa das Confederações da FIFA de 2005. Seu total de jogos pela seleção nacional é de 97, com 33 gols.
Seus problemas legais em alegações, multas e sentenças
Em 2019, Ronaldinho teve 57 de suas propriedades apreendidas por autoridades brasileiras e espanholas devido a impostos não pagos. Os credores estavam tentando recuperar cerca de £ 1,69 milhão da superestrela. Toda a situação resultou no confisco dos passaportes brasileiro e espanhol dele e do irmão, proibindo-os efetivamente de viajar para o exterior.
Tudo começou quando Roberto de Assis e seu irmão construíram uma plataforma de pesca em uma área tombada pelo rio Guiaba, no sul de seu país natal. Por isso, receberam multa de R$ 8,5 milhões.
Os irmãos finalmente fecharam um acordo para pagar R$ 6mil por seus problemas fiscais até o dia 1 de outubro, acordo que os dois acabaram descumprindo.
Um ano depois, em março, Ronaldinho foi descoberto pela polícia paraguaia por ter usado um passaporte falso para viajar para um evento de caridade e promoção de livro. Ele e seu querido irmão foram detidos.
Curiosidade: Enquanto estava preso, Ronaldinho participou de um torneio de futsal. Sua equipe foi evidentemente vitoriosa.
Ele tentou apelar da detenção, mas acabou ficando em prisão domiciliar até o dia 24 de agosto de 2020, quando os irmãos chegaram a um acordo judicial com multas de R$ 90 mil e R$ 110 mil.
Isso ocorreu após a cooperação deles com as investigações. As autoridades concluíram que os dois estavam agindo de boa fé e acabaram sendo enganados pelo empresário brasileiro Wilmondes Sousa Lira, que forneceu os documentos falsos e foi preso posteriormente.
37. George Graham é chutado por backhanders
Vamos desviar nossa atenção da América Latina por um minuto e voltar para o bom e velho Gunners, com o ex-jogador e técnico George Graham.
Como jogador
Nas temporadas de 1966-67 e 1967-68, ele foi o artilheiro do Arsenal e mais tarde tornou-se parte integrante da dupla vitória dos Gunners em 1970-71. Seus tempos no Arsenal podem ser resumidos assim: seis anos, 308 internacionalizações e 77 gols.
Ele também jogou no Chelsea, Aston Villa, Manchester United, Crystal Palace e Escócia.
Como Gerente
Ele teve vários clubes sob sua gestão, como Millwall, Leeds United, Spurs e seu querido Arsenal, clube que ganhou notavelmente outro duplo sob seu governo.
Dadas suas habilidades gerenciais, por que o Arsenal o expulsou do clube? E estava dando o pontapé inicial. A resposta é simples: George Graham aceitou um suborno. Nenhum problema legal surgiu disso, mas a FA baniu Graham do futebol por um ano.
38. José Luis Caminero, Na Cama com Narcotraficantes
Caminero começou a sua carreira juvenil no Real Madrid, somando mais tarde 39 internacionalizações e quatro golos pelo Real Madrid B.
Quando Ele Atingiu o Pico
Ele se mudou para o Atlético de Madrid durante a temporada 1993-94, tornando-se um membro essencial na histórica dobradinha do time em 1995-96. Ele marcou nove gols em 37 partidas pelo campeonato.
Na mesma temporada, ele recebeu o prêmio de Futebolista Espanhol do Ano do El País e Don Balón, duas revistas de prestígio, conseguindo a façanha de ser o único jogador do Atlético a receber os dois prêmios na mesma temporada.
Na campanha da La Liga de 1996-97, ele marcou 14 gols, o melhor de sua carreira.
Seu ponto baixo
Seu momento de desgraça ocorreu em junho de 2009. As autoridades espanholas prenderam Caminero por supostas conexões com operações de tráfico de drogas. Ele não estava no comando, de forma alguma, seu papel relegado era lavar o dinheiro resultante das drogas.
O caso pode parecer menor, mas a operação complexa incluiu a troca de notas de pequeno valor entregues a uma joalheria Usera por notas de alto valor em vários locais. Caminero foi pego enquanto transportando 58500€ em notas de 500€, tendo o valor total apreendido ascendido a 1854550€.
O jogador se declarou culpado das acusações e recebeu quatro meses de prisão e uma pesada multa de € 17.237.
39. Cristiano Ronaldo é tudo menos um santo
O principal homem da Juventus, e capitão da seleção de Portugal, amplamente considerado o melhor jogador do mundo, vencedor de cinco prêmios Bola de Ouro e quatro Chuteiras de Ouro europeias – Cristiano Ronaldo dos Santos Aveiro.
Curiosidade: Ronaldo é o primeiro jogador de futebol a faturar R$ 1 bilhão na carreira.
Um resumo do sucesso
- Manchester United: 196 internacionalizações, 84 gols e ganhou três títulos da Premier League, a Copa da Liga 03-04, duas Copas da Liga de Futebol, o FA Community Shield de 2007, o título da Liga dos Campeões de 2007-08 e a Copa do Mundo de Clubes da FIFA de 2008.
- Real Madrid: 292 jogos, 311 gols e conquistou dois títulos da La Liga e da Copa del Rey, as Copas da Supercopa da Espanha de 2012 e 2017, três títulos da UEFA Champions League e da Copa do Mundo de Clubes da FIFA, além das Supercopas da UEFA de 2014 e 2017 Copos.
- Juventus: com 97 internacionalizações e 81 gols, conquistou dois títulos da Série 1, a copa da Itália 2020-21 e as copas da Supercopa da Itália de 2018 e 2020.
- Seleção nacional de Portugal: fez 179 partidas e 109 gols e conquistou a Copa da Liga dos Campeões da UEFA de 2016 e o título da Liga das Nações da UEFA de 2018-19.
Todos podemos ter certeza de suas credenciais para o título de melhor jogador do mundo, posição que disputa com Messi.
No entanto, vamos ver se Ronaldo venceu seu rival argentino na área de problemas legais enfrentados.
Certificado em esportes, uma fraude em finanças e suposto abusador
Suas batalhas judiciais começaram em julho de 2017. O jogador foi acusado de sonegar menos de € 15 milhões em impostos de 2011 a 2014. Assim como no caso de Messi, os recursos em questão vieram da venda de direitos de imagem e patrocínios. Ronaldo negou apressadamente as acusações.
Mas a lei teve sua última palavra. Ronaldo concordou com uma sentença de dois anos mais uma multa considerável de 18,8 milhões de euros. Felizmente para ele, a legislação espanhola permite que o tempo de prisão seja de dois anos ou menos em liberdade condicional, então o astro do futebol escapou de sua merecida pena de prisão sob a condição de não cometer mais crimes.
Passando para acusações mais agravadas, Cristiano Ronaldo foi acusado e investigado por estupro em duas acusações. A primeira veio em 2005 e foi comprada por duas mulheres. A alegação era que Ronaldo, junto com outro homem, levou as duas mulheres de volta para uma suíte na cobertura depois de se conhecerem em uma boate. De forma um tanto estranha, os acusadores retiraram suas acusações em poucos dias, já que o Crown Prosecution Service descartou a acusação devido à falta de provas.
A história se repetiu. Em abril de 2017, pouco antes de seu escândalo de evasão fiscal, o Departamento de Polícia de Las Vegas iniciou investigações em torno de um alegação de estupro originada em 2009. Aqui, a situação ficou consideravelmente mais duvidosa.
Cristiano Ronaldo pagou à mulher em questão R$ 375 mil por um acordo de sigilo. Seus advogados então emitiram uma declaração, negando as acusações e considerando toda a empreitada uma campanha de difamação, dirigida pela Der Spiegel, uma revista alemã.
Naturalmente, o caso de estupro não foi a lugar nenhum após o acordo de confidencialidade de 11 cláusulas que impedia a vítima de falar sobre a noite em questão e estipulava que ela deveria divulgar os primeiros nomes das pessoas que conheciam e destruir qualquer documento eletrônico, escrito ou outro materiais relacionados aos eventos. O documento não lança uma boa luz sobre a piedosa estrela que carrega o rosário.
Nos anos mais recentes, a vítima saiu do anonimato, quebrou o silêncio e iniciou uma cruzada renovada por justiça. Seus novos esforços são apoiados por seu atual advogado inflexível, que considerou o caso contra Ronaldo sólido e justificado, e o acordo de confidencialidade não é juridicamente vinculativo. A história completa que saiu revelou-se simplesmente horrenda, e parecia que era uma questão de tempo até Ronaldo entrar na nossa vergonhosa categoria de Pior Falta.
Infelizmente para a vítima e para a justiça em geral, a polícia de Las Vegas decidiu que o ato não poderia “ser provado além de qualquer dúvida razoável”.
Reprovação no Teste: Crimes Envolvendo Drogas e Substâncias
“Só não entendo por que os jogadores de hoje se aproximam drogas”, diz Mark Ward. Ele cumpriu pena considerável na prisão por envolvimento com substâncias Classe A. Também não podemos entender, mas compartilharemos todos os casos em que jogadores de futebol ficaram em apuros por vender, negociar ou apenas perseguir uma alta.
Pedestal de Penalidade de Drogas | Os infratores | Sua Carga | Sua Sentença |
---|---|---|---|
Mais tempo servido |
Jhon Viáfara |
Tráfico de cocaína |
Onze anos |
Multa FA mais alta |
Adriano Mutu |
Má Conduta Grave |
£ 13,8 milhões |
Mais Inocente |
Roberto Lewandowski |
Beber em uma área não designada |
Nenhum |
40. Mark Ward
Mark Ward, o ex-jogador de futebol, não político, jogou com muitos times da Premier League, incluindo Oldham Athletic, West Ham United e Manchester City.
Quando Ele Atingiu Grande
Sua equipe Northwich Victoria foi vice-campeã do FA Trophy em 1983.
Mas foi mais tarde, com o Birmingham City, que ele foi o vencedor do Troféu da Liga de Futebol de 1995.
Quando Ele Foi Atingido pela Lei
Em 2005, Mark Ward foi acusado de envolvimento no fornecimento de drogas em Liverpool. As autoridades encontraram quatro quilos de cocaína em sua casa em Prescot em maio daquele ano.
Embora admitisse saber da presença das drogas no local, Ward negou possuir a cocaína.
Isso não ajudou muito em seu caso e ele recebeu uma sentença de oito anos. Após quatro anos de serviço, ele foi solto. Atualmente, ele tenta reatar seus laços rompidos com o mundo do futebol, apesar de sua severa sentença.
41. Michele Padovano, De artilheiro a agredido
Padovano foi atacante de vários clubes de futebol italianos e ingleses, principalmente o Cosenza, com 103 internacionalizações e 22 gols, e posteriormente a Juventus, com 41 internacionalizações e 12 gols.
Seu auge
Ele conquistou a glória do futebol na Juventus em 1996, quando seu time conquistou o título da Liga dos Campeões da UEFA de 1995-96, a Supercopa da UEFA e a Copa Intercontinental.
Ele também venceu a Supercopa Italiana duas vezes, em 1995 e 1997.
Acabou se aposentando em 2001.
Seus negócios posteriores com haxixe
Cinco anos depois de se aposentar, a polícia italiana prendeu Padovano em Torino por acusações de tráfico de haxixe.
Ele fazia parte de uma vasta operação antidrogas do Marrocos à Itália, passando pela Espanha, cuja repressão resultou em 33 prisões.
Padovano tinha um total de nove acusações contra seu nome, mas foi absolvido de três. Acabou condenado a oito anos e oito meses por associação criminosa voltada para o tráfico de drogas. Seu amigo de infância pegou a ponta mais curta do bastão, tendo que cumprir 15 anos na cadeia.
42. Intermediário de Rene Higuita, Pablo Escobar e Carlos Molina
José René Higuita Zapata, conhecido pelo apelido de ‘El Loco’ por seu estilo ‘varredor’ de alto risco, tornou-se uma lenda do futebol, mas também ganhou infâmia devido a seus laços com o mundo das drogas.
Primeiro, Higuita, o Goleiro
Atualmente ocupa posição pioneira entre os dez melhores goleiros da história, tendo inclusive marcado 41 gols de 1985 a 2010.
Curiosidade: o estilo de jogo de Higuita, que implicava até em sair da rede para driblar outros jogadores, motivou os dirigentes da Fifa a mudar algumas regras oficiais, proibindo a possibilidade de os goleiros manusearem a bola após ela ser passada pelos companheiros.
Higuita é talvez mais notável por seu impressionante ‘chute de escorpião’, que faz o jogador ficar completamente no ar e trazer os calcanhares traseiros para a frente para desviar a bola, obtendo uma aparência geral de um escorpião preparando sua picada. Sua manobra de 1995 contra a Inglaterra no Estádio de Wembley detém o 94 classificação nos 100 maiores momentos esportivos do Channel 4.
Higuita, o Cúmplice do Sequestro
‘El Loco’, nascido em Medellín, foi o intermediário dos renomados barões da droga Pablo Escobar e Carlos Molina. Isso o levou a um trabalho de transportadora de represas de quase carreira.
Higuita ajudou na libertação da filha de Molina ao entregar o dinheiro do resgate. Por todos conta, ele honestamente alegou inocência ou pelo menos ingenuidade em relação às leis de sequestro da Colômbia. Certamente, muitos poderiam ter tomado a entrega de fundos como um gesto honroso de sua parte. Ainda assim, o fato de ele também ter recebido R$ 64.000 por seus serviços confunde um pouco as linhas.
No final, ele foi encarcerado por sete meses e depois foi solto sem acusações.
Curiosidade: em um documentário para a ESPN, Higuita manteve a teoria de que sua visita a Pablo na prisão motivou sua própria prisão. Ele supostamente estava lá para agradecer ao narcoterrorista mundialmente famoso por se entregar e estabilizar o país.
É claro que a relação com os traficantes não equivale ao consumo de drogas por si só. No entanto, em 2004, ele também testou positivo para consumo de cocaína enquanto jogava pelo Aucas, do Equador.
‘El Loco’ também expressou o desejo de se envolver mais politicamente, com preocupações sobre as taxas de pobreza de seu país, estado de saúde e educação e reabilitação de prisioneiros. Enquanto saudamos seus impulsos benevolentes, não podemos imaginar que loucura subsequente poderia surgir.
43. Diego Maradona: Drogas In e Guns Out
Outra entrada entre os maiores jogadores que já pastaram em campos de futebol recém-cortados com sua graça, ‘El Pibe de Oro’, era tudo menos estranho à controvérsia.
Uma Bola de Ouro para o Menino de Ouro
A Copa do Mundo de 1986 foi um momento-chave bem implantado na memória dos torcedores de futebol.
Como capitão da seleção argentina, Maradona os levou à vitória na final contra a seleção da Alemanha Ocidental.
Curiosidade: Maradona era amigo e apoiador de longa data de líderes de esquerda, como Evo Morales, Hugo Chávez e até Fidel Castro, cujo retrato ele carregava na perna esquerda. Nesse sentido, chegou a dedicar sua autobiografia, ‘El Diego’ “A Fidel Castro e, por meio dele, a todo o povo cubano
.”
Durante a mesma competição, mas nas quartas de final contra a Inglaterra, foi quando ele conquistou um lugar para si na história do futebol.
Sua equipe venceu por 2 a 1, com os dois gols marcados por ele. A primeira ocorreu durante uma falta de manipulação não penalizada. Maradona simplesmente deu um soco na bola para o goleiro da Inglaterra e para a rede e, apesar de todos os protestos, foi premiado com o gol. Não é à toa que o evento ganhou o nome de ‘Mão de Deus’.
Curiosidade: Maradona também considerou a ‘Mão de Deus’ uma ‘vingança’ pelas baixas argentinas durante a guerra das Malvinas ou Malvinas.
O segundo foi eleito o ‘Gol do Século’ no FIFA.com em 2002, pois exigia que o jogador realizasse um drible de 60 metros passando por nada menos que cinco jogadores da Inglaterra.
Maradona nos deixou na mesma data que seu falecido amigo, Fidel Castro.
“Mi Enfermedad”
Maradona lutou contra o vício em cocaína por cerca de vinte anos, de meados da década de 1980 até 2004. Na época em que começou a jogar no Napoli, seu consumo entrava em desacordo com seu desempenho como jogador. As questões culminaram em 14 meses de prisão e multa de R$ 3.200, ambas suspensas ao final.
Infelizmente, ele foi excluído do futebol por 15 meses após um teste positivo de cocaína.
Maradona também não pagou 37 milhões de euros ao governo italiano. Na briga financeira, a polícia teve que confiscar alguns relógios de luxo e um par de brincos.
Curiosidade: em mais um evento estranho de 1998, Maradona recebeu uma pena suspensa de dois anos e dez meses por disparar um rifle de ar contra repórteres assediantes. O incidente resultou em ferimentos em quatro pessoas. Há até filmagens do jogador agachado atrás de um carro enquanto dispara sua arma.
44. Roman Bednář teve que aprender sobre drogas
Bednář vem da Tchequia. Ele jogou em vários clubes escoceses e tchecos.
Seus momentos altos
Embora ele tenha vencido a Copa da Escócia de 2005-06 pela primeira vez com o Heart of Midlothian, foi no West Bromwich Albion onde ele ganhou o Campeonato da Liga de Futebol de 2007-08, apesar de algumas lesões e alguns problemas legais.
Um tipo diferente de alta
Enquanto estava no West Bromwich Albion, Bednář foi suspenso por acusações de compra de drogas de Classe A, principalmente £ 420 em cocaína e maconha.
Ele os comprou de um carro estacionado do lado de fora de sua casa e logo após sua equipe vencer o Wigan por 3–1.
Em tudo justiça, o jogador parecia se arrepender profundamente de suas ações. E, no final, a polícia apontou o dedo para ele.
Para manter o tcheco sob controle, a FA o suspendeu por três meses. E para completar, Bednář optou por participar da iniciativa de educação sobre drogas de seu clube.
45. Robert Lewandowski: um crime aberto
Lewandowski é um jogador profissional polonês que atua como atacante na Bundesliga no clube Bayern de Munique.
Seu lugar na história do futebol
Lewandowski é simplesmente um dos melhores atacantes da história do futebol, e não é à toa, com 41 gols na Bundesliga e mais de 500 gols na carreira.
Depois de vencer a Copa da Polônia de 2008-09 e a Supercopa da Polônia de 2009 com o Lech Poznań, ele conquistou dois títulos da Bundesliga e foi vice-campeão da Liga dos Campeões da UEFA de 2012-13 com o Borussia Dortmund.
Ele se destacou na temporada 2019-20 no Bayern de Munique, com sete títulos da Bundesliga, vencendo a UEFA Champions League 2019-2020, a Supercopa da UEFA de 2020 e a Copa do Mundo de Clubes da FIFA de 2020.
Na mesma temporada, ele recebeu a Bola de Ouro da Copa do Mundo de Clubes da FIFA, o Melhor Jogador Masculino da FIFA, o Melhor Jogador do Mundo da IFFHS e os prêmios de Melhor Artilheiro do Mundo. Ele também conquistou a Chuteira de Ouro Europeia em 2020-21.
A lista de prêmios do cara é interminável, e Lewandowski provou ser uma entrada notável na história do futebol.
Um evento infeliz, mas engraçado
Isso remonta aos seus dias na Polônia. A seleção nacional que ele comandava acabou de se classificar para a Euro 2016. Como era de se esperar, a equipe ganhou uma garrafa de champanhe para comemorar, da qual um extasiado Lewandowski começou a engolir em campo sob os elogios dos membros da equipe e dos torcedores.
Sem que ele soubesse, as autoridades polonesas receberam uma denúncia anônima contra o astro do futebol. O indivíduo baseou as reivindicações na Lei de Segurança de Eventos de Massa da Polônia, que proíbe o consumo de álcool em áreas não designadas.
O irritante repórter anônimo não estava errado, mas Lewandowski simplesmente não podia levar a afirmação a sério.
Em um gesto irônico, ele twittou o equivalente polonês de ‘saúde’ e deixou por isso mesmo. Nada saiu do relatório.
46. Jhon Viáfara, de Once Caldas para Clan de Golfo
Voltamos à Colômbia com o meia Jhon Eduis Viáfara Mina.
Sua Reivindicação à FamaViáfara jogou em Portsmouth e Southampton, mas não conseguiu se apresentar. Foi na Colômbia que ele ganhou alguma fama.
Foi no início de sua carreira que ele jogou uma vez pelo Once Caldas e provou ser fundamental na Copa Libertadores de 2004, vencida por seu time. Ele até conseguiu um placar de longa distância na final contra o Boca Juniors.
Assim que ele voltou ao Once Caldas, em 2008-09, o time recuperou sua feição e conquistou o campeonato colombiano.
Os anos posteriores ao crime
Ele se aposentou do futebol profissional em 2015. Anos depois, o ex-jogador da Premier League foi preso em Cali sob a acusação de tráfico de drogas e exportação de cocaína para os Estados Unidos.
Ele também foi acusado de participar das atividades do Clan del Golfo, um infame cartel de drogas da América Central.
Viáfara negou todas essas acusações. No entanto, após sua extradição em janeiro de 2020 para os Estados Unidos, um tribunal do Texas o acusou de 11 anos de prisão por organizar remessas de cocaína da Colômbia para os EUA via México.
47. Adrian Mutu: Contando a história de uma estrela intrometida
Adrian Mutu foi um jogador de futebol de desempenho indescritível, jogando como meio-campista ou como atacante.
Falando em Mutu
Ele começou pequeno, com FC Argeș Pitești, subindo na classificação do futebol romeno, jogando no Dinamo București, onde somou 35 internacionalizações e 22 gols em um ano.
Sua primeira grande chance veio com um acordo de copropriedade entre Inter e Verona, Mutu tendo ajudado o último a escapar do rebaixamento.
O Chelsea pagou 22,5 milhões de euros pela transferência de Mutu. E o investimento valeu a pena, já que marcou quatro gols nas três primeiras partidas.
A má conduta de Mutu deixou todos sem palavras, especialmente ele
Em setembro de 2004, Mutu foi banido do futebol por sete meses. A decisão surgiu de seu teste de drogas falhou que mostrou o anteriormente regado em elogios, o jogador romeno consumia cocaína.
A decisão também veio com o histórico de Mutu de vários casos de má conduta. Mas o uso de cocaína foi onde o clube traçou a linha. O Chelsea apelou para obter uma indenização do jogador no início de 2005.
O Comitê de Apelações da FA Premier League decidiu a favor do clube. Mutu interpôs recurso, mas foi negado provimento. O que se seguiu foi uma extensa batalha legal.
No dia 7 de maio de 2008, a Câmara de Resolução de Controvérsias da FIFA deixou Mutu sem palavras ao condená-lo a pagar uma quantia indescritível de € 17173990 em compensação no prazo de 30 dias. Após um segundo recurso, sua multa passou a ser a mais alta já aplicada pela FIFA. Mais dois recursos mudos depois, um para o Supremo Tribunal Federal da Suíça e outro para o Tribunal Europeu de Direitos Humanos, a sentença de Mutu parecia imutável.
Ele passou a jogar na Juventus, Fiorentina e Cesena. O clube e Mutu rescindiram o contrato mutuamente. E depois de algum tempo com o AC Ajaccio, ele voltou a jogar e administrar clubes em seu país natal, a Romênia.
Cartão Amarelo: Briga, Agressão e Bateria
Os esportistas cheios de adrenalina e esteróides tiveram um relacionamento longo e difícil com a violência no passado. Aparentemente, chutar a bola está fortemente relacionado a levantar o punho. Fique de olho na lista dos principais assaltantes de bateria do futebol:
Os piores agressores | Os Assaltantes | As cobranças | As Sentenças |
---|---|---|---|
A maioria das condenações |
Marlon King |
Mais de 14 cobranças |
54 meses no total |
Beirando o Assassinato |
Borges Semedo |
Tentativa de homicídio, sequestro, roubo, porte ilegal de arma de fogo |
Multa de € 46.000, proibição de viagem de oito anos para a Espanha |
Prêmio de Pior Crime |
Ricardo Centurião |
Violência doméstica, ameaças de violência |
|
48. Jogo e assalto de Joey Barton
Hoje em dia é treinador, mas antigamente jogava bastante bem no Newcastle United e no Manchester City, com 130 internacionalizações num total de 386, estando no clube. Ele também recebeu o prêmio de Jogador Jovem do Ano do Manchester City em 2003-04.
Seu sucesso
Sua primeira pepita de fama veio quando jogou no Newcastle United, onde venceu o campeonato da Football League na temporada 2009-10.
Ele quase fez isso de novo com o Queens Park Rangers, mas eles não conseguiram tal feito.
Ele levou mais cinco anos para vencer o Campeonato da Liga em 2015-16, com Burnley.
O Assalto
Barton espancou uma mulher que residia em Kew, Londres, em junho de 2021. Em julho, ele foi legitimamente acusado de agressão.
Temos que esperar por uma atualização sobre sua sentença final.
Esteja ciente: Barton também recebeu uma acusação relacionada a jogos de azar em 2016. Ele supostamente fez 44 apostas em partidas de futebol entre julho e setembro. Em novembro do mesmo ano, a federação escocesa o baniu de uma partida por quebrar as regras de jogos de azar em jogos de futebol. Então, em dezembro, ele foi finalmente acusado de má conduta por dez anos de jogo, totalizando 1.260 apostas. Ele recebeu uma proibição de 18 meses.
49. Marlon King, o Rei do Crime
Marlon Francis King foi um atacante profissional com atividade em Nottingham Forest, Leeds United, Watford, Wigan Athletic e Birmingham City.
Em Esportes
Marlon jogou na segunda mão e na final contra o Leeds United no campeonato de 2005-06. Ele passou a ser o artilheiro da competição, também vencendo o Jogador do Ano do Watford, graças à forma como seus esforços garantiram a promoção do clube à Premier League.
Ele também recebeu a Chuteira de Ouro do Campeonato da Liga de Futebol.
Complicações após uma lesão no joelho marcaram a próxima temporada, mas ele voltou depois de seis meses para marcar dois gols nos dois jogos finais de 2006-07.
Nos Tribunais
Seu primeiro ataque foi uma cabeçada contra o companheiro de equipe Dean Windass em um cassino de Scarborough. O problema foi resolvido internamente.
Mas em 2009 e Marlon King acumulou 14 ofensas, desde multas e direção proibições de reabilitação e ordens de indenização por roubo, danos criminais, fraude para obter propriedade, excesso de velocidade, dirigir alcoolizado e, pior ainda, dois casos de agressão a mulheres jovens que rejeitaram justificadamente as investidas desse cara no Soho.
Ele conseguiu tempo para três desses casos.
Em 2002, ele pegou 18 meses por bens roubados, mas foi absolvido por agredir um policial. King estava andando livremente depois de cinco meses. E durante seu tempo na lata, seu então atual clube Gillingham continuou pagando seu salário.
Em 2008, o martelo caiu mais uma vez, mas desta vez para assalto. O jogador de 1,80m deu um soco no rosto de uma estudante de 20 anos. A vítima chegou ao hospital com o nariz quebrado e o lábio partido.
Ele pegou outros escassos 18 meses por agressão sexual e agressão causando danos corporais reais e foi colocado no Registro de Ofensores Sexuais por sete anos. O Wigan Athletic também tirou as mãos de King.
O jogador teve seu último confronto com a polícia em 2013, quando um acidente de carro deixou um homem gravemente ferido em maio. Ele também se envolveu em um atropelamento dois meses depois. King pegou mais 18 meses de prisão e três anos de proibição de dirigir.
Após a libertação, embora tenha declarado que não poderia fugir de suas ações anteriores, King partiu para a Zâmbia, onde atualmente reside com sua família.
50. Stig Tøfting agindo duro
Tøffe se destacou do rebanho como um meio-campista defensivo contundente. Ele também ganhou infâmia devido aos seus tackles precipitados. Embora tenha jogado nos clubes alemães HSV e MSV Duisburg, além do inglês Bolton Wanderers, foi na Dinamarca onde ele mais brilhou.
As Três Copas da Dinamarca
Sua carreira começou com AGF Aarhus. Tøffe conquistou duas Copas da Dinamarca pelo clube em 1992 e 1996. Ele também foi eleito o Melhor em Campo por sua atuação na final da Copa da Dinamarca em 1996 .
Mais tarde em sua carreira, ele assinou com o Randers FC e conquistou a Copa da Dinamarca em 2006, promovendo o clube ao campeonato da Superliga dinamarquesa de 2006-07.
Entre dois copos: um ataque
Em 1999, Tøffe foi considerado culpado de uma agressão cometida durante um feriado em Aarhus e recebeu uma pena suspensa de 20 dias.
Apesar de seu crime, ele poderia retornar a Duisburg com facilidade e sem repercussões.
51. Serge Aurier e como ele perdeu uma partida da UEFA
O jovem atleta atualmente joga nos Spurs como lateral-direito e também é capitão da seleção da Costa do Marfim.
Seu sucesso passado
No entanto, o ano de ouro de Aurier foi cumprido enquanto jogava no Paris Saint-Germain de Neymar.
Enquanto estava lá, ele contribuiu para a conquista de dois títulos da Ligue 1, três Coupe de la Ligue e outras três copas da Coupe de France, além do Trophée des Champions, em 2014, 2015 e 2016.
Ele também leva sua equipe da Costa do Marfim a vencer a Copa das Nações Africanas de 2015.
Seu passado criminoso
Logo após completar sua fase vitoriosa pelo Paris Saint-Germain e pela seleção da Costa do Marfim, no dia 26 de setembro de 2016, o Aurier agrediu um policial do lado de fora de uma boate em Paris. Ele deveria cumprir dois meses de prisão por isso, mas permaneceu foragido enquanto aguardava uma apelação. Em todo esse esforço, embora tenha obtido o visto para o Reino Unido em outubro do mesmo ano, as autoridades britânicas o revogaram em novembro, fazendo com que ele perdesse a partida da Liga dos Campeões da UEFA contra o Arsenal.
52. Ruben Afonso Borges Semedo, Raptor, Assaltante, Jogador de Futebol
O profissional português Borges Semedo atualmente joga no Olympiacos grego, seja como zagueiro central ou meio-campista defensivo.
O que ele conseguiu?
Com o Olympiacos, conquistou duas vezes a Superliga Grécia e a mantém desde 2019.
Além disso, ele ganhou a Copa da Grécia de Futebol de 2019-20 e, como resultado, seu time ganhou a Seleção do Ano da Super League Grécia.
Quem Ele Agrediu?
Tudo começou no início de 2018. Borges Semedo teve de ser julgado por uma briga ocorrida no ano anterior. As denúncias afirmavam que o jogador também exibia uma pistola e fazia diversas ameaças.
Não mais de um mês depois, a polícia prendeu ele e outros dois por amarrar e agredir um homem que estavam roubando. Ele recebeu uma sentença de tentativa de homicídio.
Sobre os 13 de julho daquele mesmo ano, ele foi libertado sob fiança de € 30.000. Dois anos depois, ele confessou sequestro, roubo, ferimento e porte ilegal de arma de fogo. Por sua honestidade, ele recebeu uma multa de € 46.000 e uma proibição de oito anos de viajar para a Espanha.
53. Ricardo Centurion, culpado de agressão doméstica
Centurion atualmente joga como ponta-esquerda do Velez Sarsfield.
Suas vitórias
Ele venceu a Primera Division com o Racing Club em 2014 e 2018-19. Isso aconteceu mais uma vez, durante a temporada 2016-17, com o Boca Juniors.
Seus males
Enquanto ele se entregava ao já clássico dirigir alcoolizado, brigando em hotéis e nas ruas decadentes de favelas, ele enfrenta mais seriamente as acusações de violência doméstica de uma ex-namorada. Talvez a violência doméstica obscureça a realidade de que sua ex-companheira teve três dentes quebrados e seus olhos escureceram antes de ser ameaçada por Centurion no Facebook.
Ele também aumentou seus encargos legais em 2017 ao agredir um grupo de fãs em uma boate de Buenos Aires. Curiosamente, uma das vítimas comentou sobre como espera que o desempenho esportivo de Centurion não seja afetado por esse ataque. Adicione subornar um policial, bater seu carro enquanto foge da polícia, brigar com seus companheiros de equipe e constantemente carregar armas de fogo, incluindo nadar enquanto segura uma espingarda, e você tem um jogador decente que deveria ser banido do futebol.
Cartão Vermelho: Assassinato e Homicídio Involuntário
Aqui as coisas estão ficando sérias. Infelizmente, o futebol teve sua parcela de criminosos que brincaram com a vida dos outros. Estes são os principais jogadores profissionais que viram o vermelho e acabaram com a vida de suas vítimas com pouca ou nenhuma culpa.
Piores Crimes | Os Assassinos | As cobranças | As Sentenças |
---|---|---|---|
A maioria das vítimas |
Edmundo |
Homicídio veicular |
Evitou uma sentença de quatro anos |
Aquele que fugiu |
Pierre Mony |
Assassinato |
Nenhum |
Prêmio de Pior Assassinato |
Bruno de Souza |
assassinato, sequestro, ocultação de corpo, conspiração, corrupção de menor |
22 anos, cumpriu 7 anos, atualmente em prisão domiciliar |
54. Edmundo é apenas outra coisa
Edmundo Alves de Souza Neto foi um renomado atacante profissional. Sua história é longa, tendo jogado em todo o mundo, desde o Vasco da Gama nas categorias de base até a Fiorentina toscana e até o japonês Tokyo Verdy.
Ele teve um total de 703 partidas e 349 gols durante sua carreira sênior, além de 39 internacionalizações extras e dez gols.
Como Ele Fez?
Não podemos fazer justiça ao legado de Edmundo em apenas uma entrada.
O jogador conquistou não só o título do Brasileirão Série A de 1997 mas também o Campeonato Carioca de 1992 com o Vasco da Gama.
O milagre não só se repetiu como cresceu enquanto jogava no Palmeiras. Conquistou dois títulos da Série A, outros dois campeonatos estaduais e o Torneio Rio-São Paulo de 1993.
E isso não foi apenas para os clubes, mas também para a seleção brasileira de futebol. Edmundo conquistou a Copa América de 1997 e a Copa Umbro de 1995.
Agora, o que ele realmente fez?
Suas controvérsias não são menos dignas de mitologização. Conhecido por sua agressividade em campo e estilo de vida festeiro, Edmundo tinha muitos problemas legais.
Em 1999, vários grupos de proteção animal passaram a processar depois que o jogador contratou um circo inteiro para o aniversário de seu filho. Não parou por aí, pois algumas fontes afirmaram que Edmundo serviu a um chimpanzé bebida suficiente para deixá-lo bêbado e bêbado. O jogador provou que essas afirmações eram falsas.
Mais agravante, em 1995, ele próprio ficou bêbado e bateu o carro, matando três pessoas. Ele se esquivou de uma sentença de quatro anos por essas alegações. No entanto, ele tirou a vida de três brasileiros durante o carnaval carioca daquele ano.
Esperávamos que a história continuasse no chimpanzé embriagado, mas, infelizmente, não foi o caso.
55. Gavin Grant, atirador que serviu à vida
Embora o atleta de 37 anos ainda seja capaz de jogar, temos que dizer que Gavin Grant era um jogador de futebol profissional. No pretérito.
Ele se saiu bem?
De alguma forma. Ele teve 88 internacionalizações e 21 gols durante sua carreira.
Mas o que mais ele fez?
Gavin Grant foi acusado de matar Jahmall Moore em 2005, mas foi inocentado dois anos depois.
No entanto, em 2010, ele e Gareth Downie foram considerados culpados de matar Leon Labastide em 2004. Seu tiro resultou em uma sentença de prisão perpétua com um mínimo de 25 anos.
Ele encaminhou um recurso em 2014, mas o tribunal o rejeitou um ano depois.
56. Bruno Frenandes de Souza
À moda brasileira, seu nome completo é Bruno Fernandes das Dores de Souza.
Pro-futebolista?
Certamente, ele era. Conquistou um título da Série A do Brasileirão em 2009, três títulos do Campeonato Carioca e mais três títulos pelo Flamengo.
Assassino Condenado
Isso, com certeza, ele era.
A trágica história começou no dia 9 de junho de 2010. Sua ex-amante desaparece. Ela já deu à luz seu filho, um que ele se recusou a sustentar. Consequentemente, seu ex, Samudio, processou Souza durante uma transferência muito lucrativa.
No entanto, embora ela desapareça, seu filho aparece com a atual esposa de Bruno. Um mês depois, de Souza é preso. Sua ruína foi seu primo cúmplice. O menor disse à polícia que de Souza era, de fato, não apenas o pai, mas também o sequestrador.
Bruno tentou suicídio duas vezes enquanto aguardava julgamento, mas curiosamente, a Secretaria do Rio de Janeiro negou essas acusações, afirmando que ele desmaiou apenas uma vez. Julho passou e vieram as acusações: assassinato, sequestro, ocultação de corpo, conspiração e corrupção de menor. Bruno confessou ter tramado o terrível assassinato que fez com que os dois assaltantes esquartejassem a vítima, a alimentassem aos cães e enterrassem as partes sob o concreto.
Ele só pegou 22 anos por seus crimes.
Mas, em 2017, Bruno estava saindo da prisão enquanto aguardava um recurso. Os dirigentes do clube, como abutres, esperavam o assassino com contratos nas mãos.
Parece que o tempo de prisão não diminuiu seu ego. Mais ainda, ainda em sua própria escolha tragicômica de palavras: “As pessoas tentaram enterrar [seus] sonhos”. Ele estava tentando perseguir o sucesso de sua carreira, ignorando como, apenas sete anos antes, ele estava literalmente enterrando uma mulher, com sonhos e tudo.
Felizmente, ele foi preso novamente em abril do mesmo ano.
Agora vem a pior parte. Se você é um jogador de futebol profissional e também um assassino condenado no Brasil, você pega prisão domiciliar. Isso mesmo. Bruno está cumprindo sua sentença em prisão domiciliar noturna, enquanto está livre para trabalhar e treinar durante o dia.
57. Pierre Mony, ou como o assassinato tem uma história com o futebol
Pierre Mony foi um jogador de futebol internacional vindo da França.
Ele jogou decentemente?
Ele não era nada de especial.
Mony passou algum tempo com US Boulogne, CASG e OSC Boulogne.
Ele também foi escolhido para a seleção francesa nos Jogos Olímpicos de Verão de 1920. Ele não jogou.
Ele era tudo menos decente
Ele era popular, concedido, mas não digno de respeito.
No início da noite de 15 de maio de 1928, fechou seu restaurante e, pretendendo se juntar aos amigos de bebedeira, dirigiu-se ao bar Popes, na Rue Coquelin, com uma arma engatilhada no bolso do paletó.
Seu amigo e piloto de corridas de Grand Prix, Jean Delpierre, estava esperando por ele lá dentro com outro homem. Após o fechamento do bar, os três saíram em busca de outro lugar para o último drink da noite.
Eles dirigiram até o Hotel de la Paix, apenas para encontrar suas portas fechadas para recém-chegados. Os três passaram algum tempo na calçada. A atmosfera era alegre, embora embriagada. Mas, para surpresa do terceiro espectador, que logo se tornaria a principal testemunha de um crime, Mony sacou um revólver e atirou quatro vezes em Delpierre, à moda chekhoviana.
Três deles atingiram a carne, e Delpierre tropeçou e sangrou para um café próximo em busca de salvação. Ele morreria no hospital.
Mony fugiu para Calais, onde residiam sua esposa e filha. Depois de beijar seu filho, ele foi e se entregou à polícia.
Ele admitiu plenamente o crime e justificou sua ação pelo ciúme: Delpierre passaria um tempo considerável com a esposa de Mony, Paule. Mais recentemente, depois que os dois viajaram para Nice, sua esposa voltou querendo o divórcio,
Curiosidade: a alegação era crível. Mony receberia o apelido de ‘Manon’ depois de uma ópera sobre um marido enganado e uma esposa infiel.
Ao final de seu processo judicial de alta classe, a resposta para saber se ele era culpado de assassinato, o júri respondeu brevemente: “Não”.
A pior falta: estupro e má conduta sexual
Não há brincadeira aqui. Esta é uma lista dos piores perpetradores de crimes sexuais que jogaram futebol profissionalmente. Nenhum terá suas realizações anotadas, com apenas os crimes confirmados marcando seus nomes.
O pior dos piores | Os estupradores e criminosos sexuais | Seus Crimes | Suas Sentenças |
---|---|---|---|
O pior estuprador |
Robinho |
Estupro coletivo |
9 anos ainda sem atendimento |
Pior agressor sexual menor |
Adam Johnson |
Três acusações de sexo com menor e aliciamento de crianças |
6 anos, £ 117.132 em multas e honorários advocatícios |
Crimes que mereciam sentenças mais duras |
Sergi Enrich & Antonio Luna |
Material pornográfico filmado e compartilhado sem consentimento |
Penas suspensas de dois anos, € 100.000 em multas legais, € 10.000 para a vítima cada |
Ele deveria estar aqui |
Cristiano Ronaldo |
Duas vezes acusado de estupro, pagou por acordo de confidencialidade com uma vítima |
As acusações foram derrubadas, apesar de evidências consideráveis |
58. Ched Evans
Ched Evans é outro estuprador que por acaso jogava futebol.
Ched Evans foi condenado por estupro
Ele e outro jogador de futebol estupraram uma jovem de 19 anos que estava bêbada demais para consentir, em um hotel, em 2011.
Em 2012, ele foi condenado a apenas cinco anos de prisão, podendo ser libertado após cumprir metade. Ele desviou sua mente de seu ato hediondo pintando e decorando interiores.
Depois de ser liberado sob licença, ele formou uma equipe de advogados e encaminhou um recurso. E ele ganhou, supostamente usando argumentos relacionados ao histórico sexual do reclamante, ou mais corretamente chamado, da vítima.
Todo o julgamento foi nojento, o tribunal fazendo com que Evans recordasse as “declarações” da vítima bêbada demais para consentir na noite em questão.
E é só agravante que o tribunal considerou uma “indicação de consentimento” que Evans lembrou depois de quase três anos do evento, mas não lembrou durante o primeiro julgamento.
59. Adam Johnson
Adam Johnson foi acusado de atos sexuais com uma menor.
Johnson, tratador de crianças e agressor sexual
Ele começou a se comunicar com a vítima enquanto sua esposa estava grávida em dezembro de 2014. No primeiro encontro, ele autografou duas camisas para ela e, no encontro seguinte, beijou a vítima.
No dia 2 Em março de 2015, Adam Johnson foi preso e acusado de três crimes de sexo com menores e um de aliciamento de crianças. Embora inicialmente negando o último, ele se declarou culpado de uma acusação de atividade sexual com uma criança e aliciamento de crianças.
Infelizmente, durante o julgamento, a vítima sofreu abusos consideráveis nas redes sociais, causando perda de confiança e mau desempenho escolar.
Ele pegou seis anos e um total de £ 117.132 em multas e honorários advocatícios. As autoridades também encontraram pornografia animal em seu laptop. Johnson não foi condenado por isso.
60. Graham Rix
Graham Rix era um jogador de futebol profissional e gerente. Mas em 1999, seu legado mudou radicalmente.
Graham Rix, o agressor sexual
Assim como Adam Johnson agiria mais tarde, Rix teve relações sexuais com uma garota de 15 anos. Os tribunais britânicos o condenaram a 12 meses de prisão e o colocaram no registro de agressores sexuais por dez anos.
Como um gesto de solidariedade aos legisladores e à vítima, a FA o proibiu de trabalhar com jogadores menores de 16 anos. Eles poderiam, no entanto, bani-lo para sempre.
Como se isso não bastasse, em 2018, ele e Gwyn Williams foram acusados de racismo e também de agressão física a estagiários em idade escolar. A polícia encerrou o caso por falta de provas.
61. Robinho
Robson de Souza ainda é um jogador de futebol profissional de origem brasileira.
Dizemos ‘ainda’ porque ele deveria ter sido lembrado apenas como um dos perpetradores de um crime sexual horrível.
Robinho, estuprador de gangue
Em 2017, um tribunal italiano condenou Robson de Souza a nove anos de prisão após participar do estupro coletivo de uma jovem de 22 anos de origem albanesa em uma boate em Milão.
Em outro bate-papo, um amigo contou a Robinho que o viu inserir seu órgão na boca da vítima, ao que ele respondeu que tal ato não é sexo.
Robinho não cumpriu sua pena menos do que severa devido à recusa do Brasil em extraditá-lo para a Itália, tornando cúmplice todo um governo.
62. Sergi Enrich
Sergi Enrich Ametller é um jogador profissional que deveria ser mais conhecido por seu pior ato de compartilhar material pornográfico sem consentimento.
Sergi Enrich filmou fazendo sexo com uma mulher e compartilhou sem consentimento
Enrich e Luna fizeram sexo consensual com uma mulher, mas decidiram filmar e depois compartilhar o material por meio de mensagens de WhatsApp. Mais agravante, a mulher pediu que parassem de filmar durante o ato.
Seis meses depois, o vídeo apareceu na internet e, por mais que odiemos usar essas palavras nesse contexto, viralizou. O que significa que existem perpetradores adicionais que livremente compartilhou o vídeo e o carregou.
Com toda a justiça, os jogadores pediram desculpas, mas insistiram em fazê-lo aos torcedores e ao clube. =E não só a vítima que teve que buscar ajuda psicológica, tomar remédios e ficar seis meses afastado do trabalho.
63. Antonio Luna
Antonio Luna foi o outro perpetrador da filmagem não consensual e compartilhamento de material sexual.
Enrich & Luna, multados e condenados
Os jogadores tiveram que pagar € 100.000 em multas legais, bem como € 10.000 à vítima.
Eles também receberam sentenças suspensas de dois anos. A punição branda veio após suas desculpas à vítima. Isso realmente mudou os fatos e atos passados?
Homens Alvo: Participação em Terrorismo e Atrocidades
Os jogadores de futebol não são estranhos a um tipo de clube totalmente diferente. Vimos muitos casos de craques do futebol se juntando a organizações terroristas, criminosas ou francamente genocidas, seja por convicção ou por oportunismo.
O pior criminoso desta seção | O Crime | A Sentença |
---|---|---|
Alexandre Villaplane |
Atrocidades de guerra, assassinato, colaboração com nazistas |
Morte por Pelotão de Fuzilamento |
64. Nizar Trabelsi é transferido para a Al-Qaida
Nizar Trabelsi é um ex-jogador de futebol profissional de origem tunisiana.
Seu tempo no campo
Trabelsi jogou principalmente na Alemanha. Ele começou na temporada de 1989-90 com o Fortuna Düsseldorf, mudando-se dois anos depois para o Wuppertaler SV, 1. FC Wülfrath, depois para o SV 09/35 Wermelskirchen e finalmente para o VfR Neuss. Ele jogou como meio-campista.
Sua transferência final: Al-Qaida
Trabelsi começou a fazer inúmeras visitas ao líder terrorista e criminoso mais procurado pelos EUA Osama bin Laden.
Sua radicalização culminou em um plano de 2001 para atacar a embaixada dos Estados Unidos em Paris. O plano foi descoberto e interrompido pelas autoridades.
Deixando de ser meio-campista, Trabelsi seria o principal homem da trama: o homem-bomba. Ele entrava na embaixada vestido com um terno que escondia seu colete antibombas. Sua prisão ocorreu no dia 13 de setembro de 2001, em Bruxelas.
Em 2003, Trabelsi foi condenado a dez anos de prisão. Além de tentativa de terrorismo, ele foi indiciado por posse ilegal de armas de fogo e por ser membro de uma milícia privada.
No mesmo ano, a Bélgica o mandou para os Estados Unidos; uma decisão considerada uma violação do artigo 2º da Convenção Europeia dos Direitos do Homem. Posteriormente, Trabelsi recebeu € 60.000 em danos.
Ele está atualmente aguardando julgamento em Washington DC.
65. Kokeza: não apenas nacionalista de extrema-direita, mas suposto gângster
Estamos trapaceando um pouco ao incluir Slavisa Kokeza aqui, já que sua vida criminosa não está ligada ao seu tempo como jogador de futebol.
Kokeza no Mundo do Futebol
Ele começou sua carreira juvenil no NK Čelik Zenica. Mais tarde, ele se tornou sênior no FK Brodarac, onde permaneceu de 1999 a 2014, como jogador ou oficial.
Importante: ele também foi membro do Partido Radical Sérvio de extrema-direita e, mais tarde, do Partido Progressista Sérvio, ainda no poder.
Por que ele acabou na lista?
Em 18 de fevereiro de 2021, enquanto ainda era presidente da Associação de Futebol da Sérvia, Kokeza foi detido e interrogado pela polícia por seus laços com Grobari.
Grobari, que significa ‘Greave diggers’, é um fã-clube de futebol que se aproxima de uma organização criminosa. O grupo foi acusado de assassinato, sequestro e tráfico de drogas.
Supostamente, o interrogatório pode ter incluído investigações sobre o envolvimento de Kokeza em uma trama de assassinato dirigida ao presidente da Sérvia, Aleksandar Vučić. Kokeza recusou o teste do polígrafo.
Em 22 de março de 2021, ele renunciou devido a polêmica.
66. Vincenzo Iaquinta não é absolvido dos laços de ‘Ndrangheta
Iaquinta jogou como atacante durante sua passagem pelo futebol profissional. Ele somou 374 internacionalizações e 106 gols ao longo de sua carreira.
Seu tempo jogando
Na Udinese, ele jogou 176 vezes e marcou 58 gols e, mais importante, representou o clube na Liga dos Campeões da UEFA.
Ele também venceu a Copa do Mundo FIFA de 2006 com a seleção italiana. Ele também foi o artilheiro da Coppa Itália em 2007-08.
Em 2007 ingressou na Juventus, onde somou 86 internacionalizações e 30 golos. Ele estava lá enquanto o clube conquistava o título da Série A de 2012-2013, mas não participou devido a uma lesão.
Em 2013, ele se aposentou…
…e se juntou a uma vida de crime organizado
As autoridades encontraram armas ilegais na casa de Iaquinta e de seu pai no dia 4 de fevereiro de 2015. A operação fazia parte da investigação antimáfia mais ampla de Amelia.
Os dois enfrentaram o julgamento em 21 de dezembro de 2015. As acusações não se limitaram à posse ilegal de armas de fogo. Ainda assim, eles incluíram ajudar a organização da máfia calabresa ‘Ndrangheta em sua expansão para o norte do país. O pai foi autuado por associação com a referida organização via ndrina de Nicolino Grande Aracri e pegou 19 anos.
Iaquinta, o filho, escapou mais facilmente da pena de dois anos de prisão por porte ilegal de arma de fogo, proferida em 31 de outubro de 2018.
67. Alexandre Villaplane, o astro do futebol nazista
Villaplane foi um notável jogador de futebol francês que atuou como meio-campista.
Sua Carreira
Ele se mudou do FC Sète para o Nîmes Olympique, depois veio o Racing Club de France, o Antibes e, finalmente, o Nice.
Ele não apenas apareceu 25 vezes na seleção francesa, mas também foi o capitão na Copa da FIFA de 1930. Copa do Mundo.
Curiosidade: ele se interessou por corridas de cavalos durante sua carreira no futebol e até passou uma temporada na prisão por consertar corridas de cavalos.
Então vieram os nazistas
Villaplane começou cedo em sua atividade anti-semita. Já no início da Segunda Guerra Mundial, ele era um agente ativo no mercado negro de Paris. Ele também participou da extorsão da população judaica da cidade. Em 1940, ele recebeu uma sentença de dois meses por bens roubados.
Mas então, se você fosse cruel o suficiente, chamaria a atenção de alguns superiores. Villaplane fez exatamente isso, quando o Carlingue, o braço francês da Gestapo, dirigido pelos gangsters Henri Lafont e Pierre Bonny, começou a prestar atenção ao criminoso anti-semita.
O grupo dirigido por gângsteres alinhados aos nazistas adotou Villaplane, após outra prisão em 1942 pelos invasores alemães. Ele logo se tornou o motorista de Bonny.
Sua maior reivindicação à infâmia histórica veio quando ele se tornou chefe da Brigada do Norte da África, uma organização criminosa anti-Resistência.
“SS Mohammed”, um apelido recebido devido à natureza agressiva de seus recrutas, até ganhou um posto e uniforme SS reais.
Ele passaria seu tempo em Périgueux e Eymet, procurando por membros da Resistência cujas vidas ele trocaria por dinheiro.
Seu pior crime foi o Massacre em Oradour-sur-Glane, onde executou 52 pessoas em Mussidan. Isso foi no dia 11 de junho 1944.
Em 1º de dezembro de 1944, ele foi preso e condenado à morte por pelo menos dez assassinatos. Seu fim veio um dia depois do Natal do mesmo ano por fuzilamento.
Tempo limite
Como você pode perceber, os assuntos em questão exigem uma pesquisa extensa e podem ser um desgaste para a sanidade e o bem-estar de nossos escritores.
Sabemos que isso vem com o território e assumimos a missão de informá-lo sobre os erros cometidos pelos jogadores de futebol. Mas, pedimos que você tenha paciência conosco.
Este é o estado atual da nossa lista. Correções serão feitas e entradas serão adicionadas, então certifique-se de retornar ao nosso imenso e crescente artigo sobre crimes cometidos por astros do futebol.
Referências:
- A terrível morte de um herói esquecido
- Do cofre: o gol maravilhoso de Paul Gascoigne contra a Escócia na Euro 96
- Aviso de prisão para Gazza por dirigir alcoolizado
- O ex-jogador do Manchester United que foi forçado a reconstruir a vida e a carreira após a sentença de prisão
- Jermaine Pennant preso por segundo caso de dirigir embriagado
- O astro de Norwich, Matty Pattison, é preso por dirigir alcoolizado de cueca
- A ordem engasgada do ator principal sobre o caso com a prostituta Rooney
- Lionel Messi, do Barcelona, no tribunal fiscal: joguei futebol e confiei no meu pai
- Ronaldinho: Ex-estrela do Brasil e do Barcelona tem bens apreendidos por multas não pagas
- Juiz paraguaio libera Ronaldinho após cinco meses
- AS DUAS ESCOBARAS
- Polícia apreende brincos de Maradona
- ESPORTISTAS: FUTEBOL; Maradona condenado
- Ronaldo não responderá por estupro
- Cristiano Ronaldo: Revista alemã ‘mantém reportagem’ sobre alegação de estupro
- Bednar suspenso por alegação de drogas
- Atacante do Albion recebe advertência por drogas
- A carreira criminosa de Marlon King fora dos gramados
- Serge Aurier, do Paris St-Germain, é condenado a dois meses de prisão
- Quem é Ricardo Centurião? O lutador de boate Roberto Baggio rotulado como seu herdeiro
- O ex-atacante do Millwall, Gavin Grant, é culpado de assassinato
- Tribunal de Milão: Robinho ‘humilhou brutalmente’ vítima de estupro
- ‘Falta de vergonha’: escândalo de Robinho destaca a crise de estupro no Brasil
- Adam Johnson disse que poderia ser preso por até 10 anos após condenação por sexo infantil
- Gerente de futebol Joey Barton acusado de atacar mulher
- Joey Barton: meio-campista acusado ‘por fazer 1.260 apostas’
- Joey Barton: meio-campista do Rangers acusado de quebrar regras de jogo
- A história esquecida do… capitão do futebol francês que assassinou por Hitler
- Capitão, líder, colaborador nazista – Alexandre Villaplane, o primeiro vilão francês do futebol